Alegria em meio à dor. Hospital de Ceilândia vira salão de festa para aniversário de pequeno paciente
O garoto Lucas Gabriel comemorou seus quatros anos de vida com a equipe que cuida dele desde os três meses de idade
atualizado
Compartilhar notícia
Por algumas horas, o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) deixou de ser apenas um centro de saúde. Durante a tarde desta segunda-feira (25/1), a brinquedoteca da instituição virou cenário da festa de aniversário do pequeno Lucas Gabriel.
O menino, que nasceu com paralisia cerebral, ficou internado vários meses no hospital e, por isso, sua mãe, Joilma da Silva, resolveu comemorar os quatro anos do filho de uma forma diferente. “Pensei em fazer a festa no hospital porque meu filho sempre foi muito bem cuidado. Desde os três meses de idade ele é tratado aqui. O pessoal é muito apegado a ele, quase uma família”, conta Joilma.
A psicóloga da unidade de Pediatria do HRC Thatiana Gimenes, que faz parte da equipe multiprofissional do setor, relata que na enfermaria de cuidados intermediários, onde o Lucas Gabriel ficou, os pacientes permanecem durante vários meses em tratamento. “Normalmente são crianças com problemas neurológicos ou outras doenças crônicas que necessitam de acompanhamento multiprofissional. Os cuidadores ficam juntos e acabam criando laços de amizade com a equipe. Este tipo de atividade ajuda na humanização do serviço”, explica.
Para realizar a festa, a mãe contou com a ajuda dos profissionais da pediatria. “Um trouxe o bolo, outro a bebida, e eu fiz as lembrancinhas”, descreve Joilma. Atualmente, Lucas ainda faz tratamento com a equipe do HRC, além de frequentar o Hospital Sarah Kubitschek e o Hospital da Criança.