A inauguração faz parte de um conjunto de três hospitais de campanha, que aumentarão a capacidade de atendimento a contaminados pela Covid-19 em 300 leitos. A unidade do Gama foi inaugurada em 7 de maio. A do Autódromo abre as portas para receber os pacientes nesta sexta. A de Ceilândia ainda terá data de funcionamento anunciada pelo GDF.
Os três serão geridos pela empresa Mediall Brasil e abrirão o fornecimento de insumos e demais despesas com gases medicinais (incluindo oxigênio), medicamentos, kit de intubação, fornecimento de alimentação enteral e parenteral aos pacientes, serviço de transporte por ambulância, suporte para diálise, entre outros. Além do fornecimento de equipamentos totais da unidade, como ventiladores, camas, monitores, bombas de infusão e os serviços de limpeza e vigilância.
Cirurgias eletivas
Com as inaugurações em andamento, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou nesta quinta-feira (13/5) que a pasta retomará a realização de cirurgias eletivas emergenciais (aquelas não urgentes) que aguardam na rede pública local. Atualmente, segundo ele, pelo menos 2,3 mil pessoas aguardam por algum tipo de procedimento cirúrgico.
“A gente vai poder disponibilizar leitos de Covid para não Covid. A maior parte são aquelas cirurgias gerais, mais direcionadas a hérnias”, disse.
Okumoto diz que grande parte desses procedimentos não depende de leitos de retaguarda, o que agilizará a realização, a depender da complexidade do caso.
“Faremos isso de forma responsável”, frisou.
Comorbidades
Ainda segundo Gustavo Rocha, pelo menos 165 mil pessoas com algum tipo de comorbidade da atual fase da vacinação já realizaram o cadastro no sistema da Secretaria de Saúde para receber a primeira dose da vacina. O número representa 42% dos 390 mil cadastros da pasta. “Dessas pessoas, já temos 80 mil agendados e vacinados”.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.