metropoles.com

Hospital de Base vai iniciar processo para reforma de cozinha

Contratação para Hospital de Base foi encaminhada para Casa Civil. Chamamento foi publicado no DODF nesta quinta-feira (23/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Coren-DF
cozinha-hospital-de-base
1 de 1 cozinha-hospital-de-base - Foto: Divulgação/Coren-DF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) encaminhou para a Casa Civil do Governo do Distrito Federal o chamamento público para contratação, em caráter emergencial, de empresa especializada no ramo de engenharia para a reforma da cozinha do Hospital de Base. O chamamento conta com orçamento de R$ 798.768,15 e foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (23/3).

O diretor-presidente interino do IgesDF, Cléber Sipoli, afirmou que a empresa selecionada deve entregar a obra na segunda quinzena de maio. “Diante da situação da cozinha, é urgente a necessidade de reforma a fim de assegurar a alimentação aos pacientes e às equipes da assistência.”

Segundo as informações do GDF, as empresas interessadas devem se inscrever e apresentar proposta até a próxima segunda-feira (27/3) às 18h. Pela urgência, as fases de avaliação e validação das propostas, bem como assinatura de contrato, devem ocorrer ainda na próxima semana. A partir de então, a obra deve ser realizada de acordo com cronograma previamente definido entre IgesDF e Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), com prazo para finalização e entrega dos serviços em 45 dias.

O plano de execução da obra foi definido de modo a não interditar a cozinha completamente.

“Calamidade saitária”

No último domingo (19/3), o Metrópoles publicou reportagem com denúncias do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), que chamou de “calamidade sanitária” a situação da cozinha do Base.

“O ambiente onde é preparada a alimentação de servidores e pacientes está tomado por sujeira, ferrugem, infiltrações, paredes mofadas, lixo jogado, piso danificado, instalações degradadas, comida mal acondicionada e estrutura completamente destruída”, diz o Coren.

Veja imagens da situação encontrada pelo Coren:

6 imagens
O chão está danificado
Há ferrugens expostas
A comida está mal armazenada
Os equipamentos em que o alimento é preparado também estão danificados
Mais equipamentos comprometidos
1 de 6

Na cozinha, há vazamentos

Divulgação/Coren-DF
2 de 6

O chão está danificado

Divulgação/Coren-DF
3 de 6

Há ferrugens expostas

Divulgação/Coren-DF
4 de 6

A comida está mal armazenada

Divulgação/Coren-DF
5 de 6

Os equipamentos em que o alimento é preparado também estão danificados

Divulgação/Coren-DF
6 de 6

Mais equipamentos comprometidos

Divulgação/Coren-DF

A vistoria foi feita em 11 de março. O conselho reconheceu que não tem competência para analisar problemas estruturais. Por isso, ao tomar conhecimento da situação, o Coren decidiu denunciar o caso para as autoridades judiciárias e “expor o risco que essa calamidade representa para a população.”

“Eu nunca vi uma situação tão degradante, chega a ser inacreditável. As instalações de um dos principais hospitais da capital do país mais parecem uma rodoviária abandonada. Onde está a vigilância sanitária, que permite uma coisa dessas? Se fosse uma instituição privada, jamais receberia alvará de funcionamento. É um desrespeito e um atentado contra a vida dos servidores e dos pacientes”, considera o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

Procurado, o Iges-DF esclareceu que a fiscalização ocorreu no dia 11/3/23. “O Hospital de Base ainda não foi notificado pelo Conselho Regional de Enfermagem. Assim que isso ocorrer, todas as considerações serão apuradas”, disse o instituto por meio de nota.

Reforma no hospital

Em fevereiro, o Governo do DF determinou que uma reforma imediata da estrutura da cozinha do Hospital de Base fosse iniciada. A decisão foi tomada após o Metrópoles revelar que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) identificou evidências de sabotagem no local, supostamente praticada por funcionários do Iges-DF.

Em 24 de fevereiro,  a empresa Salutar iniciou as reformas dos banheiros da cozinha da unidade.

*Com informações da Agência Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?