Hospital de Base abre banco de perucas para mulheres com câncer
Na maior unidade de saúde do DF, 52 pacientes receberam o acessório. É possível fazer a doação pessoalmente ou pelos Correios
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) inaugurou, nessa quarta-feira (31/07/2019), o primeiro banco de perucas instalado em unidade pública de saúde da capital do país. Localizado no corredor 5 do ambulatório, o serviço abriu as portas com a entrega gratuita de 52 perucas produzidas com fios naturais para mulheres em tratamento contra câncer.
O evento de inauguração contou com doação de uma criança de sete anos, Abraão Silva dos Santos, que tinha o cabelo com comprimento até a cintura. “Fiz uma promessa para cortar o cabelo do meu filho apenas agora, porque tive complicações no parto e na gravidez. Hoje, estamos cumprindo os votos”, disse a mãe do garoto, Severina Santo. “Sei que muitas mulheres vão ficar felizes”, completou o menino.
As doações podem ser entregues na sala da Rede Feminina de Brasília, que fica no Hospital de Base. Todos os dias, das 8h às 12h e das 14h às 16h. As perucas podem também ser enviadas pelos Correios para o seguinte endereço: Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 01, Bloco G, Edifício Baracat, Sala 208, Brasília/DF, CEP 70.309-900.
Para esclarecer dúvidas, basta ligar para os telefones: (61) 3315-1278 / (61) 3364-5467 61 98421 – 7268 ou enviar um e-mail para rede@redefemininabrasilia.org.br.
Atendimento
O Hospital de Base recebe de 100 a 120 pacientes novos na oncologia por mês. Ao todo, mensalmente, são feitas cerca de 2,2 mil consultas nessa especialidade e 800 quimioterapias. Além disso, em média, 56 novos tratamentos são iniciados na radioterapia. O banco de perucas é uma iniciativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília.
* Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF)