Hospital de Apoio volta a receber pacientes após surto de Covid-19
Unidade de saúde teve alta de casos no final de julho. Segundo secretário de Saúde, prédio passou por desinfecção e está liberado
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Saúde Osnei Okumoto anunciou nesta quinta-feira (12/8) que o Hospital de Apoio de Brasília (HAB) voltou a receber novos pacientes. O atendimento foi suspenso desde o surto de casos de Covid-19 na unidade de saúde no final de julho.
Okumoto falou sobre o retorno das atividades do hospital durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta. Segundo o secretário, a unidade de saúde passou por uma desinfecção.
“Os leitos [do hospital] tinham sido restritos para internação. O hospital, de uma maneira geral, passou por uma desinfecção total e ele foi reaberto. Então, o Hospital de Apoio, que faz o tratamento de pacientes de longa permanência, já está liberado”, afirmou Okumoto.
O secretário afirmou que a unidade de saúde chegou a diagnosticar 81 pacientes com Covid-19, sendo 27 deles com a variantes Delta. Até o momento, o DF diagnosticou 82 pessoas a cepa Delta.
A Secretaria de Saúde informou que a área de internação do HAB ficou restrita desde as infecções foram identificadas. “Por questão de segurança sanitária, os pacientes foram transferidos. Após total limpeza, sanitização da área, além da testagem dos servidores e pacientes as atividades ambulatoriais a internação seguem normalmente desde o dia 10 de agosto.”
Surto
Em 25 de julho, a Secretaria de Saúde confirmou que 26 servidores da unidade e 10 pacientes do Hospital de Apoio foram diagnosticados com a doença. Três dias depois, o HAB perdeu uma funcionária, uma copeira, para a doença.
Por meio de nota, a Saúde confirmou a morte. A direção do Hospital de Apoio de Brasília (HAB) lamentou a perda da empregada. “A funcionária foi internada no Hospital de Campanha do Autódromo no último dia 23, onde faleceu nessa terça-feira (28/7)”, diz o documento.