Hospital da Região Leste, no Paranoá, vai fazer endoscopia e colonoscopia
A unidade hospitalar do Distrito Federal terá novos serviços. Segundo a Secretaria de Saúde, o investimento chegou a R$ 2,8 milhões
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, vai passar a oferecer exames de endoscopia e colonoscopia, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
A pasta informou que R$ 2,8 milhões foram investidos para revitalizar a infraestrutura da unidade e melhorar o atendimento. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, fez uma visita técnica ao local, neste sábado (7/11).
Uma nova sala de endoscopia será inaugurada em breve, de acordo com a secretaria. O espaço tem banheiro e sala de limpeza. A estimativa é que 40 pacientes eletivos sejam atendidos por semana, desafogando a lista de espera na região.
Alas reformuladas
Inicialmente, contudo, só serão atendidos pacientes internados no HRL. Com a ala para endoscopia, a expectativa é de que haja redução do tempo de internação no hospital, já que haverá diagnóstico precoce e o enfermo não vai precisar ser levado a outra unidade para realizar o exame.
Outros espaços no HRL, como o Centro Obstétrico e as salas de pré-parto passaram por reforma. O Centro Obstétrico tem uma nova rede de gases medicinais e as unidades pré-parto foram pintadas com cores diferentes para humanizar o espaço.
“O local ainda foi readequado para abrir uma segunda sala de procedimentos obstétricos, que vai garantir mais celeridade às cirurgias eletivas reguladas, assim que retornarem”, disse a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Beviláqua.
O HRL também tem uma nova sala de tomógrafo, equipamento que chegou neste ano. Segundo a Secretaria de Saúde, a máquina oferece resultados mais rápidos, aumentando em 33% a oferta de exames. O uso será ampliado, por exemplo, para exames de angiocardiologia.
A unidade também conta agora com um jardim externo da maternidade. A varanda tem vista para o Lago Paranoá e uma fonte artificial.
Espaço Digital
Um ambiente informatizado chamado de Espaço Digital foi criado para acolhimento dos servidores da região leste que vão voltar às atividades após o período de isolamento social.
Profissionais da atenção primária, secundária e hospitalar poderão usar a estrutura, mediante agendamento, para realizar videoconferência, acessar computador e a rede Wi-Fi. A sala, que antes era usada para acomodar materiais inservíveis, tem televisão, webcam, 10 computadores e acesso à internet. (Com informações da Secretaria de Saúde)