metropoles.com

Hospital da Criança: GDF prorroga contrato com Icipe até 2020

Processo para nova contratação está em curso e o adiamento, segundo Secretaria de Saúde, perderá validade assim que for concluído

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Hospital da Criança 1
1 de 1 Hospital da Criança 1 - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal não concluiu a seleção de uma organização social (OS) para gerir o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) antes do contrato em vigor expirar, no fim de fevereiro deste ano. Sem um novo acordo, a decisão foi prorrogar, até fevereiro de 2020, o termo atual, no qual o responsável pela unidade é o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).

A entidade recebe R$ 15.724.742,18 mensais. Segundo a Secretaria de Saúde, o processo para a nova contratação ainda está em curso e, assim que for finalizado, a prorrogação perde a validade. A pasta não informou, entretanto, qual a previsão para concluir o trâmite.

“O contrato com o Icipe permite a prorrogação, que foi feita uma vez que o processo não se encontrava concluído até a data de término do atual. Conforme prevê a Lei n° 4.081/2018, a vigência da prorrogação será por mais 12 meses, ou até a assinatura do novo termo de gestão”, explicou.

O documento firmado entre GDF e Icipe é alvo de questionamentos na Justiça, que hoje seguem para entendimento e acordo entre as partes.

Em fevereiro, a procuradora de Justiça Ruth Kicis disse, por meio da assessoria de imprensa, que em breve o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) deve assinar um acordo – com a possibilidade de englobar as duas ações – com o Distrito Federal para abrir mão da condenação do Icipe de não contratar com o governo.

“Em troca, haverá maior transparência na prestação de contas do contrato do DF com o Icipe”, afirmou na época. Procurado nesta quinta-feira (4), o MPDFT informou que “o acordo ainda não foi concluído”.

3 imagens
O Bloco II, erguido com recursos do GDF e da Organização Mundial da Família, foi inaugurado em 2018
Segundo o presidente do Icipe, Newton Alarcão, a unidade realizou mais de 3 milhões e 135 mil atendimentos até janeiro de 2019
1 de 3

A imunização dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ocorreu em 18 de fevereiro

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

O Bloco II, erguido com recursos do GDF e da Organização Mundial da Família, foi inaugurado em 2018

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Segundo o presidente do Icipe, Newton Alarcão, a unidade realizou mais de 3 milhões e 135 mil atendimentos até janeiro de 2019

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

O Icipe anunciou que entregaria a gestão da unidade após ser proibido, na decisão confirmada em segunda instância, de contratar com o poder público por três anos. Mas o instituto conseguiu ficar na chefia do HCB por decisão do desembargador da 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Alfeu Machado. O magistrado manteve a suspensão dos efeitos da condenação de improbidade até que os recursos interpostos pelos réus sejam julgados.

Seleção
Manifestaram interesse no chamamento público para administração do HCB, o Instituto de Desenvolvimento Institucional e Ação Social (Ideias), com sede e atuação no Rio de Janeiro, e o Icipe.

A entidade vencedora ficará à frente do HCB por cinco anos e receberá, no período, repasse estimado em R$ 1.324.614.764,77, de acordo com o edital. O acordo poderá ser prorrogado por igual período.

Em fevereiro, a estimativa da Secretaria de Saúde era que a comissão de seleção concluísse os trabalhos até a segunda quinzena de março, e o contrato passasse a valer na primeira semana de abril. O prazo é superior ao que previa o edital, segundo o qual o acordo deveria ser fechado até 1º de março de 2019.

Procurado pela reportagem, o Icipe não havia retornado o contato até a última atualização deste texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?