metropoles.com

Horários e trânsito: como será o Dia de Finados nos cemitérios do DF

Cemitérios da Asa Sul, de Brazlândia, do Gama, de Planaltina, de Taguatinga e de Sobradinho recebem população em esquema especial no feriado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Preparação para o feriado do dia de Finados no Cemitério Campo da Esperança
1 de 1 Preparação para o feriado do dia de Finados no Cemitério Campo da Esperança - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os cemitérios do Distrito Federal terão horários de funcionamento e meios de acesso modificados para a população, neste Dia de Finados (2/11). A visitação às unidades administradas pela concessionária Campo da Esperança Serviços — na Asa Sul, em Brazlândia, no Gama, em Planaltina, em Taguatinga e em Sobradinho — será das 7h às 18h30, com missas durante todo o dia. Os portões se fecharão às 19h.

As celebrações religiosas ocorrerão nos seis cemitérios, organizadas pela Arquidiocese de Brasília. O atendimento ao público nas administrações do Campo da Esperança se estenderá das 7h30 às 18h, enquanto ligações telefônicas serão atendidas das 7h às 19h.

Confira os horários das missas:

  • Asa Sul
    Às 8h; 9h30; 10h20; 12h; 14h; 15h30; e 17h.
  • Brazlândia
    Às 7h; 9h; 11h; 15h; e 17h.
  • Gama, Planaltina e Taguatinga
    Às 8h; 9h30; 11h; 12h30; 14h; 15h30; e 17h.
  • Sobradinho
    Às 8h; 9h30; 11h; 12h30; 14h; 15h30; e 16h30.

A entrada para pedestres será livre pelo portão principal de cada cemitério. Apenas no Campo da Esperança da Asa Sul serão liberados dois portões: o principal, ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV), e o do Parque da Cidade, virado para o Estacionamento 6.

Trânsito

Quem precisar estacionar terá de ficar atento. Na Asa Sul, no Gama, em Taguatinga e Sobradinho, só será permitida a entrada de veículos com autorização de vaga especial para idoso ou pessoa com deficiência (PCD) emitida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Em Brazlândia e Planaltina, não será permitida a entrada de carros particulares.

Confira as alterações:

4 imagens
Cemitério de Planaltina
Cemitério de Taguatinga
Cemitério de Sobradinho
1 de 4

Cemitério de Brazlândia

Divulgação/Detran
2 de 4

Cemitério de Planaltina

Divulgação/Detran
3 de 4

Cemitério de Taguatinga

Divulgação/Detran
4 de 4

Cemitério de Sobradinho

Divulgação/Detran

Brazlândia

A via de acesso ao Cemitério de Brazlândia ficará sinalizada com cones, para evitar o estacionamento de veículos. A medida é necessária para garantir,  na entrada e na saída, a fluidez do trânsito, além de mais segurança para pedestres.

O Cemitério de Brazlândia não tem estacionamento interno; por isso, o Detran-DF orienta que os condutores parem em local apropriado, nas quadras próximas. Vendedores ambulantes deverão ficar às margens da via de acesso, sem ocupar faixas de rolamento.

Planaltina

A via de acesso e o estacionamento em frente ao Cemitério de Planaltina ficarão parcialmente fechados para veículos, com permissão de acesso só para carros oficiais e pessoas com mobilidade reduzida.

Vendedores ambulantes deverão ficar às margens da pista e manter a circulação livre para veículos autorizados.

Taguatinga

O estacionamento em frente ao Cemitério de Taguatinga servirá como área de embarque, desembarque e para posicionamento de vendedores ambulantes. A circulação dos veículos no local ocorrerá em sentido único, para facilitar a fluidez.

Em razão disso, a via de acesso ao cemitério pelo Setor de Oficinas ficará parcialmente interditada. Agentes de trânsito farão controle do tráfego e auxiliarão na travessia de pedestres na Avenida Hélio Prates.

Sobradinho

O estacionamento em frente ao Cemitério de Sobradinho será reservado a deficientes e idosos. O Detran-DF colocará painéis móveis ao longo da via, para indicar os locais onde será permitido estacionar no acostamento.

Os agentes atuarão no controle do tráfego, no auxílio à travessia de pedestres, na instalação de redutores de velocidade e para coibir o estacionamento em áreas irregulares, como no gramado.

Auxílio para locomoção

Para quem tem dificuldades de locomoção, a administração do Campo da Esperança oferece transporte interno gratuito nos quatro maiores cemitérios da concessionária: Asa Sul, Gama, Taguatinga e Sobradinho.

O serviço vai operar durante todo o dia, com intervalo médio de 15 minutos entre uma viagem e outra e ponto de partida na entrada principal.

Segurança

A equipe de segurança particular que presta serviço ao Campo da Esperança será reforçada dentro dos cemitérios.

Na área externa, a segurança ficará a cargo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). No feriado de Finados, haverá, ainda, apoio das secretarias de Segurança Pública (SSP-DF); de Justiça e Cidadania (Sejus); e de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal); das administrações regionais; da Polícia Civil (PCDF); do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF); do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF); e do Detran-DF.

Não será permitida a presença de vendedores ambulantes nos cemitérios. A responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização será dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?