Horários e trânsito: como será o Dia de Finados nos cemitérios do DF
Cemitérios da Asa Sul, de Brazlândia, do Gama, de Planaltina, de Taguatinga e de Sobradinho recebem população em esquema especial no feriado
atualizado
Compartilhar notícia
Os cemitérios do Distrito Federal terão horários de funcionamento e meios de acesso modificados para a população, neste Dia de Finados (2/11). A visitação às unidades administradas pela concessionária Campo da Esperança Serviços — na Asa Sul, em Brazlândia, no Gama, em Planaltina, em Taguatinga e em Sobradinho — será das 7h às 18h30, com missas durante todo o dia. Os portões se fecharão às 19h.
As celebrações religiosas ocorrerão nos seis cemitérios, organizadas pela Arquidiocese de Brasília. O atendimento ao público nas administrações do Campo da Esperança se estenderá das 7h30 às 18h, enquanto ligações telefônicas serão atendidas das 7h às 19h.
Confira os horários das missas:
- Asa Sul
Às 8h; 9h30; 10h20; 12h; 14h; 15h30; e 17h. - Brazlândia
Às 7h; 9h; 11h; 15h; e 17h. - Gama, Planaltina e Taguatinga
Às 8h; 9h30; 11h; 12h30; 14h; 15h30; e 17h. - Sobradinho
Às 8h; 9h30; 11h; 12h30; 14h; 15h30; e 16h30.
A entrada para pedestres será livre pelo portão principal de cada cemitério. Apenas no Campo da Esperança da Asa Sul serão liberados dois portões: o principal, ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV), e o do Parque da Cidade, virado para o Estacionamento 6.
Trânsito
Quem precisar estacionar terá de ficar atento. Na Asa Sul, no Gama, em Taguatinga e Sobradinho, só será permitida a entrada de veículos com autorização de vaga especial para idoso ou pessoa com deficiência (PCD) emitida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Em Brazlândia e Planaltina, não será permitida a entrada de carros particulares.
Confira as alterações:
Brazlândia
A via de acesso ao Cemitério de Brazlândia ficará sinalizada com cones, para evitar o estacionamento de veículos. A medida é necessária para garantir, na entrada e na saída, a fluidez do trânsito, além de mais segurança para pedestres.
O Cemitério de Brazlândia não tem estacionamento interno; por isso, o Detran-DF orienta que os condutores parem em local apropriado, nas quadras próximas. Vendedores ambulantes deverão ficar às margens da via de acesso, sem ocupar faixas de rolamento.
Planaltina
A via de acesso e o estacionamento em frente ao Cemitério de Planaltina ficarão parcialmente fechados para veículos, com permissão de acesso só para carros oficiais e pessoas com mobilidade reduzida.
Vendedores ambulantes deverão ficar às margens da pista e manter a circulação livre para veículos autorizados.
Taguatinga
O estacionamento em frente ao Cemitério de Taguatinga servirá como área de embarque, desembarque e para posicionamento de vendedores ambulantes. A circulação dos veículos no local ocorrerá em sentido único, para facilitar a fluidez.
Em razão disso, a via de acesso ao cemitério pelo Setor de Oficinas ficará parcialmente interditada. Agentes de trânsito farão controle do tráfego e auxiliarão na travessia de pedestres na Avenida Hélio Prates.
Sobradinho
O estacionamento em frente ao Cemitério de Sobradinho será reservado a deficientes e idosos. O Detran-DF colocará painéis móveis ao longo da via, para indicar os locais onde será permitido estacionar no acostamento.
Os agentes atuarão no controle do tráfego, no auxílio à travessia de pedestres, na instalação de redutores de velocidade e para coibir o estacionamento em áreas irregulares, como no gramado.
Auxílio para locomoção
Para quem tem dificuldades de locomoção, a administração do Campo da Esperança oferece transporte interno gratuito nos quatro maiores cemitérios da concessionária: Asa Sul, Gama, Taguatinga e Sobradinho.
O serviço vai operar durante todo o dia, com intervalo médio de 15 minutos entre uma viagem e outra e ponto de partida na entrada principal.
Segurança
A equipe de segurança particular que presta serviço ao Campo da Esperança será reforçada dentro dos cemitérios.
Na área externa, a segurança ficará a cargo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). No feriado de Finados, haverá, ainda, apoio das secretarias de Segurança Pública (SSP-DF); de Justiça e Cidadania (Sejus); e de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal); das administrações regionais; da Polícia Civil (PCDF); do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF); do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF); e do Detran-DF.
Não será permitida a presença de vendedores ambulantes nos cemitérios. A responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização será dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).