Horário de verão muda o horário de funcionamento do Eixão do Lazer
A pista será fechada para carros aos domingos e feriados não mais das 6h às 18h e, sim, das 7h às 19h
atualizado
Compartilhar notícia
Como nos primeiros dois meses deste ano, o Eixão do Lazer ficará aberto para práticas esportivas e outras atividades das 7h às 19h a partir de domingo (22/10). A mudança valerá apenas durante o horário de verão para acompanhar o nascer e o pôr do sol nesse período.
Normalmente, o Eixo Rodoviário de Brasília (Sul e Norte) fica interditado para veículos das 6h às 18h aos domingos e feriados, quando é liberado para caminhadas, corridas, pedaladas e entretenimento da população.A modificação do tempo de fechamento da via, de acordo com o secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski, foi bem aceita por parte dos frequentadores no início do ano. “Mesmo antes da mudança, já tínhamos uma demanda muito grande próximo das 18 horas, então nada mais justo do que estender esse horário.”
Em janeiro, 850 pessoas participaram de uma enquete no portal do governo de Brasília sobre a alteração. Desse total, 739 responderam que a aprovavam, e 111 manifestaram-se contrários a ela.
A secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, conta que houve uma solicitação direta dos esportistas da cidade. “Recebemos vários questionamentos sobre a extensão do horário do Eixão, principalmente nesse período em que o sol permanece até as 19h”, relata.
Para o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Henrique Luduvice, a medida vai beneficiar os desportistas e proporcionar mais segurança aos usuários do Eixão do Lazer.
“Essa é mais uma iniciativa integrada de governo a favor da qualidade de vida e da humanização na nossa capital”, sustenta Luduvice.
Até o fim desta sexta-feira (20), o DER-DF vai instalar a nova sinalização com os horários atualizados do fechamento do Eixão para veículos e da abertura para o lazer dos brasilienses.