metropoles.com

Hora do adeus: tutores do DF já contam com crematório para pets

Por enquanto, loja localizada na Zona Rural de Sobradinho atende três clínicas veterinárias do Plano Piloto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Brics
Vacinação de pets contra a Covid-19 em Moscou
1 de 1 Vacinação de pets contra a Covid-19 em Moscou - Foto: TV Brics

O momento de despedida de quem amamos não é um processo fácil. Tratando-se de pets, a desinformação pode complicar ainda mais a situação delicada, pois nem sempre fica claro sobre como proceder após a morte do animal.

Enterrar o pequeno companheiro em casa (ou em algum outro terreno) e descartá-lo em local inapropriado é crime ambiental, de acordo com o artigo 54 da Lei nº 9.605. A punição pode ser uma multa e reclusão de até quatro anos.

Proibido anteriormente no Distrito Federal, o serviço de cremação agora está mais perto de casa para os tutores de pets.

A empresa Ambiental Pet recebeu a Licença Ambiental Simplificada do Instituto do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram) para começar a realizar as atividades de cremação de animais já nessa semana. A liberação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de sexta-feira (15/10).

O empresário Baruc Caput Leite, 37 anos, é responsável pelo empreendimento. Ele conta que, por enquanto, atende três clínicas veterinárias do Plano Piloto. A loja fica localizada na Zona Rural da região de Sobradinho, na altura dos Km 17 ao Km 19 da Rodovia DF-440.

Como funciona

Ele explica que o serviço pode ser convencional (a fogo) ou a água. Em ambos, o animal é recolhido na clínica veterinária ou na casa do tutor e levado para a um refrigerador e é congelado por um dia.

No caso do processo convencional, a câmara é pré-aquecida à 500°C e o processo dura cerca de 1h a depender do porte do animal. Em seguida, os restos de carbono passam por um processo de moagem e as cinzas são colocadas em uma urna e entregue de volta ao tutor.

No caso do processo a água, o corpo animal é submetido a um jato de alta pressão com adição de um solvente alcalino que realiza a dissolução dos restos mortais do pet. Assim como no convencional, o restos de carbono passam pelo processo de moagem e as cinzas são entregues em uma urna ao tutor.

O processo de cremação a água é menos danoso ao meio ambiente do que o convencional, bem como mais caro. Os processos custam de R$ 600 a R$ 3 mil reais, a depender do tipo de cremação e do porte do animal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?