metropoles.com

Homicídios aumentam 57% em fevereiro sobre o mesmo mês de 2019

Entre os suspeitos dos assassinatos, 77,8% tinham antecedentes criminais. Em relação às vítimas, 69,5% também tinham passagens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Secretaria de Segurança Pública divulgou as estatísticas de homicídios do mês de fevereiro. Foram 44 assassinatos no período analisado, ou 57% a mais que o mesmo mês de 2019, quando foram registradas 28 mortes violentas no Distrito Federal.

As estatísticas apontam que, entre os suspeitos dos assassinatos, 77,8% tinham antecedentes criminais. Em relação às vítimas, 69,5% também tinham passagens.

No entendimento da Secretaria de Segurança, a soma desses fatores coloca boa parte dos envolvidos em um um grupo provável de risco elevado e com baixa possibilidade de atuação de prevenção por parte das forças policiais. É o caso, por exemplo, dos homicídios decorrentes do chamado “acerto de contas” entre criminosos.

Em 73,7% dos crimes registrados no mês passado vítima e autor se conheciam. O levantamento revelou ainda que a arma de fogo foi empregada em 68% dos casos.

 

Estatisticas homicidio no Distrito Federal
Estatísticas homicídio no Distrito Federal

 

De acordo com a SSP, a marca histórica de 2019, de 28 assassinatos, é atípica se comparada com a série histórica apresentada no gráfico. As vítimas de Crimes Violentos Letas Intencionais (CVLIs) de fevereiro, que agrupam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, somaram 47 casos em fevereiro deste ano, ficando atrás somente do mesmo mês de 2019, Segundo a secretaria.

Para o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, as reduções das mortes de 2019 superaram a meta estipulada. “Fechamos o ano com o menor índice de homicídios em 35 anos. Nunca se obteve uma taxa assim, desde que o índice passou a ser medido”, ressaltou.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?