Homenagens marcam despedida de bombeiro morto em acidente na EPIA
Corpo foi sepultado com honras militares em terra, ar e água. Sargento Alfredo Passos tinha 45 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O bombeiro militar Alfredo Passos (foto em destaque), 45 anos, foi sepultado no sábado (14/09/2019). O sargento e Rosilden Gonçalves de Souza, 45, passageira que ele levava no carro, morreram após colisão entre dois veículos na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) Sul, sentido SIA-Candangolândia, próximo à Novacap. A despedida foi marcada por diversas homenagens ao bombeiro, que era instrutor de mergulho e paraquedista.
O velório do sargento ocorreu no Batalhão do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiro. Outras homenagens ocorreram ainda na água e no ar, com jatos disparados, pétalas de flores, cantos do grupo de salvamento e o transporte do corpo em um caminhão da corporação.
Veja o vídeo do local do acidente:
Alfredo era sargento da corporação e atuava também como instrutor de mergulho. Foi um dos fundadores do clube de aventuras Calangos do Planalto. O grupo postou nas redes sociais uma homenagem a ele (veja abaixo).
Alfredo Passos ingressou no Corpo de Bombeiros do DF em 1993 e se tornou um dos integrantes da força mais especializados do DF, com formações nas áreas de salvamento aéreo, mergulho de resgate e técnicas de montanhismo, focado no resgate de vítimas em locais de difícil acesso.
No ano de 1998, junto a outros integrantes do CBMDF, fundou o Clube de Aventuras Calangos do Planalto.
Durante os 21 anos de atividades, Alfredo liderou o grupo e ajudou a formar uma equipe especializada em atividades de aventura, que também buscava transmitir mensagens de respeito à natureza e integração com os seres humanos, em especial com as comunidades tradicionais dos territórios visitados pelo grupo.