metropoles.com

Homem surdo se comunica por cartazes em audiência no TCDF

Como os conselheiros não conseguiram entender a linguagem de sinais, Carlos Augusto Ferreira precisou escrever para ser compreendido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Cartaz
1 de 1 Cartaz - Foto: Reprodução

Uma situação que escancara o quanto deficientes auditivos têm dificuldades de conseguir atendimento em órgãos públicos do Distrito Federal foi demonstrada na última terça-feira (3/4) no Tribunal de Contas do DF (TCDF). Carlos Augusto Ferreira é surdo e precisou se comunicar por meio de cartazes durante uma sustentação oral para ser compreendido pelos conselheiros do Corte.

A apresentação estava sendo feita porque o Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPCDF) havia entrado com petição no tribunal solicitando o cumprimento da Lei distrital nº 4.715/2011. A norma obriga a presença de um intérprete para pessoas surdas em órgãos públicos.

“Nada mais justo do que um surdo representando a comunidade para mostrar a luta e as dificuldades enfrentadas por eles diariamente. A sustentação oral era o recurso disponível, e o Carlos foi o escolhido para fazê-la”, contou, em entrevista ao Metrópoles, William Tomáz, 32, tesoureiro da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Distrito Federal (Apada-DF), da qual Carlos Augusto também faz parte.

William completou a fala citando o engajamento do rapaz em diversas causas sociais. “Ele é muito participativo. Sempre lutou pelos direitos humanos, causas LGBT, entre outras. Nosso objetivo era demonstrar a importância do cumprimento da lei”, disse.

Durante a sustentação, um dos membros da Apada-DF, presente na plateia, foi até Carlos e o auxiliou na tradução simultânea, a fim de ajudar os conselheiros a compreender o que estava sendo dito.

O TCDF disse que “já vem buscando alternativa para suprir essa necessidade, seja com a disponibilização de vaga em concurso público para intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais, seja pela promoção da capacitação de servidor na tradução de Libras”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?