metropoles.com

Homem recusa fazer DNA, Justiça declara paternidade e determina pensão

Justiça entendeu que houve “recusa injustificada” do homem em fazer teste de DNA e declarou paternidade, com pensão de 75% do salário-mínimo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto mostra pessoa usando jaleco branco colocando as mãos na barriga de uma gestante - exames de gestante - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra pessoa usando jaleco branco colocando as mãos na barriga de uma gestante - exames de gestante - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Justiça de Brasília declarou a paternidade de um homem que se recusou a fazer teste de DNA. A decisão cita que ele não deu justificativas aceitáveis para não realizar o exame e postergou várias vezes, então, pela análise dos indícios, se comprova a paternidade. Ele foi condenado ao pagamento de pensão alimentícia de 75% do salário-mínimo.

O caso foi julgado pela 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O homem alegou que há comprovação de que é o pai da autora do processo, apesar de ter mantido relacionamento com a mulher. Disse ainda que os dois não eram compromissados como um casal e que, quando soube da gravidez, “prestou toda assistência”.

Mas o homem postergou várias vezes a realização do teste de DNA, dizendo que morava em outro estado, que não conseguiu comparecer aos exames realizados e mais. A Justiça, porém, avaliou que ele postergou várias vezes o cumprimento do exame “sem justificativa hábil, de forma a prolongar o processo”.

A declaração de paternidade e condenação pelo pagamento de pensão de 75% do salário-mínimo segue entendimento de uma súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo o órgão, se não existe prova pericial para dar a certeza do parentesco, é possível comprovar a paternidade pela análise dos indícios e presunções existentes no processo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?