metropoles.com

Homem que matou irmão e sobrinho a facadas é condenado a 48 anos

Ronilton Teixeira Vieira foi condenado por homicídio qualificado, tentativa de latrocínio e homicídios tentados. O crime ocorreu em 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de um homem com pele negra, camiseta cinza. Ele tem bigode e cabelo preto- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de um homem com pele negra, camiseta cinza. Ele tem bigode e cabelo preto- Metrópoles - Foto: Reprodução

Ronilton Teixeira Vieira (foto em destaque) foi condenado a 48 anos de prisão, em regime inicial fechado, por matar o irmão e o sobrinho esfaqueados. O crime ocorreu em dezembro de 2023, na residência da família, no Conjunto 4 da QR 321, em Samambaia Sul.

O Tribunal do Júri de Samambaia condenou Ronilton por homicídio qualificado, tentativa de latrocínio e homicídios tentados.

Ele poderá recorrer, mas não em liberdade. Segundo a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Ronilton foi responsável pela morte dos dois parentes, pela tentativa de latrocínio de um homem e pela tentativa de assassinato de outras três pessoas. “Os crimes ocorreram em diferentes ocasiões, o que causou grande comoção na comunidade local”, detalhou o MP.

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença, por maioria, acolheu a denúncia apresentada, exceto em relação a uma das vítimas, pela qual ele foi absolvido devido à falta de materialidade. Ronilton confessou parcialmente os crimes, sob alegação de legítima defesa em um dos casos.

O que diz a sentença

O juiz, ao avaliar a pena, considerou que a culpabilidade de Ronilton extrapolou a reprovabilidade típica dos crimes. Em relação a uma das vítimas, que era sobrinho do acusado, o magistrado destacou que “o réu praticou o crime após fazer uso de bebida alcóolica e drogas com um adolescente, fato que, por si só, viola o Estatuto da Criança e Adolescente, o que autoriza o incremento da pena, dado a elevada reprovabilidade”.

O magistrado também levou em conta as consequências dos crimes, especialmente o impacto nas famílias das vítimas. Uma delas deixou filhos menores, o que foi considerado na dosimetria da pena. Além disso, ele foi condenado ao pagamento das custas processuais e não teve o direito de recorrer em liberdade, mantendo-se a prisão preventiva para garantir a ordem pública.

Duplo homicídio 

Na época do caso, a Polícia Militar (PMDF) informou que o agressor havia esfaqueado os parentes e, em seguida, fugido. No entanto, ele foi preso por PMs do Batalhão Rural, após bater o próprio carro, um Renault Sandero dourado, contra outros dois veículos. O acidente aconteceu na BR-060, próximo ao Engenho das Lajes.

A colisão entre os três carros deixou três pessoas feridas, na altura do Km 10, no sentido Goiânia. Informações da PMDF dão conta de que o criminoso provocou o acidente, ao dirigir na contramão.

Antes de fugir, o agressor ainda teria tentado roubar um carro na rua onde aconteceu o crime e ameaçado o dono do veículo com a mesma faca que usou para matar os parentes. Contudo, o motorista do automóvel conseguiu despistar o suspeito e arrancar no veículo.

Após localizarem o carro no qual o criminoso havia fugido, militares encontraram Ronilton com as duas pernas quebradas e um punhal com marcas de sangue.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?