metropoles.com

Homem que matou ex com chave de fenda é condenado a 37 anos de prisão

Gedeon da Conceição já ameaçava a vítima meses antes de cometer o feminicídio, na frente da escola do filho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Gedeon da Conceição. Homem branco de cabelos pretos
1 de 1 Gedeon da Conceição. Homem branco de cabelos pretos - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O feminicida que tirou a vida da ex-companheira com golpes de chave de fenda em frente à escola do filho do casal, em São Sebastião, foi condenado a 37 anos, 11 meses e 21 dias de prisão nesta quinta-feira (13/6). Gedeon da Conceição, 37 anos, deverá cumprir a pena em regime fechado.

O crime aconteceu em 3 de agosto de 2023, por volta das 7h. Testemunhas viram Gedeon se aproximar da vítima, a auxiliar de cozinha Deylilane Alves Santos Conceição, morta aos 34 anos, e iniciar uma discussão. Momentos depois, o autor puxou uma chave de fenda de dentro de uma pochete e atacou a mulher.

Deylilane tentou correr, mas Gedeon a puxou e a jogou no chão, de costas. As pessoas que viram o ataque disseram que a vítima foi “golpeada por todos os lados”. A mulher correu para dentro da escola e foi levada para uma unidade de pronto-atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos.

Gedeon foi preso em flagrante e levado para a 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião), onde foi autuado por feminicídio. Ele tornou-se réu em 14 de agosto do ano passado e aguardou preso até a condenação.

Em depoimento à época, Gedeon admitiu que tentou matar Deylilane um dia antes. Ele confessou ter “afiado” a chave de fenda usada no crime antes de aguardar a ex-companheira sair de uma academia, um dia antes do crime, mas não encontrou a mulher. Meses antes, ele ameaçava a vítima em áudios com frases como “vou arrancar sua cabeça” e “enquanto eu não te vir dentro de um caixão, não vou sossegar”.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) aponta que o crime foi praticado por motivo torpe, com emprego de meio cruel, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e contra a mulher, por razões da condição do sexo feminino, em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Gedeon e Deylilane viveram juntos por cerca de 15 anos. À época do crime, a mulher tinha medida protetiva de urgência contra o autor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?