metropoles.com

Homem que matou a ex-namorada em 2007 é condenado a 22 anos de prisão

Ivan Pereira Pires matou Edinalva Rosa Dourado por não aceitar o fim do relacionamento. Júri ocorreu nesta terça-feira (8/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Homem careca sentado com camisa amarela em sala branca
1 de 1 Homem careca sentado com camisa amarela em sala branca - Foto: Reprodução

O Tribunal do Júri do Gama condenou Ivan Pereira Pires, de 52 anos, acusado de matar a ex-namorada em 2007, a 22 anos de prisão em regime inicial fechado. Ele não poderá recorrer da sentença em liberdade. O júri ocorreu nesta terça-feira (8/11).

O acusado matou Edinalva Rosa Dourado quando a atingiu com golpes de facão. Segundo a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o crime ocorreu em 26 de abril de 2007, por volta das 6 horas da manhã, em chácara localizada no Núcleo Rural Ponte Alta, no Gama.

Durante a audiência, diversas testemunhas ligadas à vítima, foram ouvidas pela juíza Maura de Nazareth e pelos promotores do caso. Uma das filhas de Edinalva, Rosana Rosa Dourado disse esperar pela condenação do agressor da mãe.

“Espero que ele seja condenado e que pegue o máximo de anos de reclusão que puder. Que também fique o máximo de tempo preso na cadeia. Isso não apaga a dor que a gente sente, mas saberemos que a justiça foi feita”, pontuou Rosana.

Antes do início do interrogatório, o acusado respondeu que utilizaria do seu direito de permanecer calado e de não responder perguntas que lhe fossem formuladas.

Ao proclamar a sentença, a juíza pontuou que a vítima deixou três filhos, dos quais dois eram crianças à época. A magistrada ainda acrescentou que o réu usou nome falso enquanto esteve foragido, o que agravou a pena. “Conseguimos encontrar o acusado e hoje damos um fim à parte jurídica desse fato”, afirmou Maura.

O julgamento só pôde ser realizado 15 anos após o ocorrido, pois o suspeito estava foragido, desde então. Ivan só foi localizado e capturado em 2021, preso em flagrante por uma tentativa de feminicídio em Itaituba, município do estado do Pará. Ele usava documento falso.

O crime

Em 2007, o acusado surpreendeu Edinalva Rosa Dourado e a atingiu com golpes de um objeto cortante. O Ministério Público o acusou de ter agido por motivo torpe, em razão de não aceitar o rompimento do relacionamento que mantinha com a vítima.

A denúncia também incluiu o emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima, que foi atacada no interior de um pequeno cômodo da casa onde moravam, ficando impossibilitada de sair.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?