metropoles.com

Homem que levou para o Ceará Tainá fingiu preocupação em mensagens

Mensagens foram enviadas à família no dia do desaparecimento da criança e, agora, são analisadas pela Polícia Civil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno / Especial Metrópoles
Padrasto de Tainá
1 de 1 Padrasto de Tainá - Foto: Gustavo Moreno / Especial Metrópoles

O homem acusado de convencer a estudante Tainá Silva, de 13 anos, a fugir de casa, teria tentado enganar a família da criança. No dia do desaparecimento, fingindo ser um adolescente, ele teria entrado em contato pelo WhatsApp com a mãe da garota demonstrando surpresa e dizendo não saber do paradeiro da menina.

A garota sumiu em 5 de novembro. Na mesma data, às 18h12, o suspeito identificado com Jocelio Vieira da Luz, enviou uma mensagem a parentes de Tainá perguntando se a adolescente estaria dormindo, porque estava tentando falar com ela. Para os familiares da menina, ele se apresentava como Maurício: “E não tá dando certo”, teclou. Durante a conversa, ainda pontuou: “Tô preocupado”.

Veja imagens da família de Tainá:

3 imagens
José Emerson Santana Loureiro, 41 anos, padrasto de Tainá
José Emerson Santana Loureiro, 41 anos, padrasto de Tainá
1 de 3

O padrasto de Tainá, José Emerson Santana Loureiro; a avó Eulália dos Santos Santana; e o tio Jociel Santana Loureiro

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
2 de 3

José Emerson Santana Loureiro, 41 anos, padrasto de Tainá

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
3 de 3

José Emerson Santana Loureiro, 41 anos, padrasto de Tainá

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Na conversa, o acusado insinuou que Tainá poderia ter ido para a casa de uma amiga. “Ela tinha falado algo a respeito”, argumentou. O homem disse que aquela não seria a primeira vez que a menina ficava incomunicável. “Já aconteceu no dia da igreja e outras vezes”, disse.

Ao longo das investigações, a família de Tainá entregou os prints e todas as conversas do falso adolescente para os investigadores da Polícia Civil do Distrito Federal. “Ele fingia não saber de nada”, contou o tio de Tainá, Jociel Santana Loureiro, de 35 anos.

Ceará

O caso foi desvendado em parceira com a Polícia Civil do Ceará. A menina foi encontrada pela polícia na quinta-feira (11/11), conforme revelou o Metrópoles. Tainá estava município de Massapê, a cerca de 250km de Fortaleza. O suspeito foi preso.

A família de Tainá deu detalhes do perfil do homem acusado de ter convencido a estudante a ir para o Ceará. Pelas redes sociais, ele se apresentou como um jovem de 15 anos chamado Maurício Gomes Chagas.

O padrasto de Tainá, o pintor José Emerson Santana Loureiro, 41, relata que a estudante frequentemente conversava com o acusado pelas redes sociais. A jovem sempre dizia aos responsáveis que se tratava de um menor de 18 anos.

Os parentes narraram ao Metrópoles que, certo dia, a menina marcou o encontro em uma estação do metrô com o suposto adolescente. Tainá estava acompanhada da mãe, que, a distância, monitorou os dois. Na ocasião, a família não desconfiou e acreditou se tratar de um jovem por causa do porte físico.

“Ele é baixinho, com boa aparência, se veste bem. Enganava qualquer um. Usava boné e tinha cara de menino. Foi um susto para a gente”, contou José Emerson.

Conforme os relatos da família, o acusado teria um perfil no Instagram e usava a conta para se aproximar de meninas.

A família aguarda a volta da menina para Brasília, que está sob a guarda do Conselho Tutelar no Ceará. Segundo familiares, a volta depende de etapas administrativas e do aval da Justiça.

Mistério do embarque

As condições do embarque ainda são um mistério. Segundo a família, a PCDF suspeita que Tainá teria embarcado sozinha e todas as circunstâncias serão apuradas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?