Homem negro é jogado ao chão e imobilizado no metrô: “Vai machucar ele”
O caso aconteceu nessa sexta-feira (9/12) e foi gravado por usuários e testemunhas que passavam pelo local
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um homem negro é imobilizado por seguranças dentro da estação Águas Claras do metrô do Distrito Federal. O caso, registrado por usuários e testemunhas que passavam pelo local, aconteceu nessa sexta-feira (9/12), por volta das 20h.
Nas imagens é possível ver o homem no chão enquanto três seguranças estão com os joelhos em cima do corpo dele. Com indignação, pessoas ao redor gritam pedindo para que a ação seja interrompida. “Você está apertando o pescoço dele. Vai machucar”, diz uma testemunha. “O homem está parado. Não precisa disso”, pontua outra.
Em certo momento, o homem começa a gritar pedindo para que os seguranças o soltem: “Meu braço, vão quebrar o meu braço. Estão me machucando”.
Confira:
Segundo relatos, o homem é ambulante e teria procurado abrigo no local para fugir de uma forte chuva que caia em Águas Claras no momento em que foi abordado.
Procurada, a Companhia do Metropolitano do DF informou que a ação foi feita pelo Corpo de Segurança Operacional da empresa para conter um “indivíduo que praticava comércio irregular” no metrô. “A prática é proibida, conforme Decreto 26.516 de 2005. O indivíduo foi orientado sobre a correta utilização do sistema e suas proibições”, declarou via assessoria.
“Instantes depois, o mesmo indivíduo voltou a descumprir as normas e novamente foi orientado. Nesse momento, não acatou as orientações e de forma agressiva ameaçou os empregados com um alicate pontiagudo. Não havendo a possibilidade de evitar o desdobramento da ocorrência, o Corpo de Segurança Operacional, utilizando o gradiente de força, imobilizou o indivíduo e realizou o encaminhamento dele à delegacia da circunscrição com o auxílio da Polícia Militar do Distrito Federal”, completou.