Homem morre após ser atingido por raio em chácara próxima à BR-060. Veja vídeo
O incidente ocorreu na região de Vargem da Benção, perto do Recanto das Emas. Vítima tinha 27 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Um homem foi atingido por um raio em uma chácara na região de Vargem da Benção, próximo ao Recanto das Emas, por volta das 16h desta sexta-feira (11/12). Um helicóptero do Corpo de Bombeiros foi deslocado ao local para prestar o socorro. A corporação confirmou, às 17h, a morte de Milton Silva Santos, 27 anos.
Ocorrências como essa não são raras. Em 15 de novembro, um raio matou o policial militar Hélio Severo de Campos Filho, 43 anos, enquanto ele pescava no Lago Paranoá. Em março, 31 homens da Guarda Presidencial foram hospitalizados ao serem atingidos por uma descarga durante treinamento no Setor Militar Urbano. Em janeiro, Manoel Gonçalves da Silva, 54 anos, tentava se proteger da chuva debaixo de uma árvore na Asa Norte quando foi atingido e morreu.
Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat-Inpe), o Distrito Federal registra cerca de 40 mil descargas elétricas do tipo por ano, um número alto, especialmente quando se leva em consideração os seguidos meses de estiagem na capital.
Dicas
Para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros recomenda que as pessoas evitem sair de casa e utilizar aparelhos eletrodomésticos ou telefones durante temporais. Confira outras dicas de como se proteger de raios:
- Durante a chuva, evite ficar perto de tomadas, canos, janelas e portas metálicas
- Não utilize equipamentos ligados à rede elétrica
- Se estiver na rua, procure abrigo em carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis
- Moradias, prédios e abrigos subterrâneos também são bons refúgios
- Ao ar livre, evite segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe
- Evite empinar pipas e utilizar aeromodelos com fio
- Não ande a cavalo
- Evite ficar no topo de morros, no alto de prédios, em áreas descampadas, em estacionamentos, próximo a cercas de arame ou embaixo de árvores isoladas