Homem joga gaiola com saruês em lago e mata os bichos afogados. Vídeo
Caso é investigado pela Dema e foi denunciado para o Ibama. Moradores da região ficaram revoltados com as mortes dos animais silvestres
atualizado
Compartilhar notícia
Câmeras flagraram um homem levando saruês presos dentro de gaiolas para morrerem afogados no Lago Sul, bairro nobre do Distrito Federal. A Delegacia do Meio Ambiente (Dema) investiga o caso.
Veja a cena:
Acompanhe o momento da captura:
Confira outro episódio:
Pelos vídeos, é possível ver os animais silvestres sendo transportados para a margem do Lago Paranoá. Engaiolados, os saruês são mergulhados. O homem se senta e observa. Em seguida, deixa o local, enquanto os corpos boiam.
A situação revoltou a vizinhança. Denúncias foram apresentadas par Dema e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A partir das imagens registradas na terça-feira (30/5) e na quinta-feira (1º/6), a Dema decidiu inicialmente apresentar denúncia por maus-tratos a animais. A pena é de 3 meses a 1 ano, em caso de condenação.
O Ibama analisa o caso e poderá aplicar uma multa por crime ambiental contra o criminoso. A princípio, o homem responderá em liberdade.
“Caso absurdo”
Para a representante da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) e do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Ana Paula de Vasconcelos, o caso é absurdo.
“Se faz necessário uma reforma urgente na legislação de crimes ambientais relacionado a animais silvestres. É inadmissível que crimes como esses tenham como punição uma pena de 3 meses a 1 ano”, comentou.
“Na prática, o acusado pagará cesta básica ou prestará serviço à comunidade, o que acaba gerando uma sensação de impunidade para a sociedade, que evoluiu e não normaliza mais os maus-tratos a animais“, acrescentou.