metropoles.com

Homem é preso por criar e divulgar fake news sobre operações policiais

As fake news eram divulgadas para a imprensa com o intuito de perpetuar as mentiras criadas pelo criminoso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hacker ataque - Ataques na internet, hackers, rede de sistemas, violações de dados sigilosos, documentos expostos, ciberataque11
1 de 1 Hacker ataque - Ataques na internet, hackers, rede de sistemas, violações de dados sigilosos, documentos expostos, ciberataque11 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, prendeu em flagrante, na tarde desta quinta-feira (1º/8), um homem de 26 anos que produzia e compartilhava notícias falsas sobre operações policiais que nunca existiram.

De acordo com as investigações, as fake news eram divulgadas para a imprensa com o intuito de perpetuar as mentiras criadas pelo criminoso.

Para dar mais credibilidade às notas falsas, o suspeito, lançava mão, inclusive, de brasões públicos, como o da PCDF e o do Governo do Distrito Federal (GDF). Ele também criava as “notícias” com linguagem similar da utilizada pelas assessorias.

Na Delegacia, ele confessou que havia produzido e veiculado a notícia falsa de uma operação policial da PCDF que nunca existiu. Afirmou, também, que agiu sozinho e que tinha interesse de futuramente se candidatar a deputado distrital.

O homem responderá pelos crimes de uso indevido de símbolo público e falsidade documental, cujas penas máximas, se somadas, podem chegar a até 12 anos de prisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?