metropoles.com

Jornalista é contido com violência ao desviar de bloqueio na Esplanada

Segundo o funcionário da TV Justiça, o episódio aconteceu quando ele tentou se esquivar da barreira feita para a saída de chefes de Estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Vídeo
Homem dominado
1 de 1 Homem dominado - Foto: Reprodução/Vídeo

Uma confusão marcou a saída de autoridades, incluindo chefes de Estado, do Itamaraty no começo da tarde desta segunda-feira (19/3). Eles participaram da abertura oficial do 8º Fórum Mundial da Água. Ao deixarem o local, o trânsito no sentido Congresso Nacional ficou completamente bloqueado. Um jornalista que tentou passar a pé no desvio feito por militares do Exército acabou agredido e preso.

Funcionário da TV Justiça, Carlos Ferreira disse que um soldado o mandou desviar da barreira. Ao obedecer a ordem, foi contido com violência. “Neste momento, veio todo mundo em cima”, disse. “Além de impedir o meu direito de ir e vir, estão fazendo isso”, ressaltou Carlos, antes de ser levado para a 5ª Delegacia de Polícia (área central), sob acusação de desacato.

Ao Metrópoles, a TV Justiça confirmou que Carlos Freitas trabalha como produtor, mas não comentou a agressão sofrida por ele. A reportagem entrou em contato com o Comando Militar do Planalto, que ainda não se posicionou sobre o ocorrido.

Com o fluxo de carros interrompido na altura do Itamaraty, os motoristas também ficaram irritados. Alguns dispararam a buzina e teve gente que tentou furar o bloqueio, de 30 minutos, feito para a saída das autoridades.

O evento mundial também está alterando outra rotina do brasiliense. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) decidiu suspender parcialmente o racionamento de água previsto para esta quinta-feira (22/3) para a área central de Brasília. As regiões do estádio Mané Garrincha e do Centro de Convenções Ulysses Guimarães concentram a maior parte da programação do fórum e, portanto, não serão afetadas.

Na Esplanada dos Ministérios, o Itamaraty também escapou do racionamento. O local sediou a abertura oficial do evento, com a participação do presidente Michel Temer (MDB) e mais 12 chefes de Estado. A solenidade foi seguida por um almoço.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?