Jornalista é contido com violência ao desviar de bloqueio na Esplanada
Segundo o funcionário da TV Justiça, o episódio aconteceu quando ele tentou se esquivar da barreira feita para a saída de chefes de Estado
atualizado
Compartilhar notícia
Uma confusão marcou a saída de autoridades, incluindo chefes de Estado, do Itamaraty no começo da tarde desta segunda-feira (19/3). Eles participaram da abertura oficial do 8º Fórum Mundial da Água. Ao deixarem o local, o trânsito no sentido Congresso Nacional ficou completamente bloqueado. Um jornalista que tentou passar a pé no desvio feito por militares do Exército acabou agredido e preso.
Funcionário da TV Justiça, Carlos Ferreira disse que um soldado o mandou desviar da barreira. Ao obedecer a ordem, foi contido com violência. “Neste momento, veio todo mundo em cima”, disse. “Além de impedir o meu direito de ir e vir, estão fazendo isso”, ressaltou Carlos, antes de ser levado para a 5ª Delegacia de Polícia (área central), sob acusação de desacato.Ao Metrópoles, a TV Justiça confirmou que Carlos Freitas trabalha como produtor, mas não comentou a agressão sofrida por ele. A reportagem entrou em contato com o Comando Militar do Planalto, que ainda não se posicionou sobre o ocorrido.
Com o fluxo de carros interrompido na altura do Itamaraty, os motoristas também ficaram irritados. Alguns dispararam a buzina e teve gente que tentou furar o bloqueio, de 30 minutos, feito para a saída das autoridades.
O evento mundial também está alterando outra rotina do brasiliense. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) decidiu suspender parcialmente o racionamento de água previsto para esta quinta-feira (22/3) para a área central de Brasília. As regiões do estádio Mané Garrincha e do Centro de Convenções Ulysses Guimarães concentram a maior parte da programação do fórum e, portanto, não serão afetadas.
Na Esplanada dos Ministérios, o Itamaraty também escapou do racionamento. O local sediou a abertura oficial do evento, com a participação do presidente Michel Temer (MDB) e mais 12 chefes de Estado. A solenidade foi seguida por um almoço.