metropoles.com

Homem é condenado 27 anos após tentar matar ex com faca de açougueiro

Agressor também tentou matar o atual namorado da ex-companheira. Justiça determinou pena de mais de 20 anos de prisão em regime fechado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ekaterina/Pexels
Imagem colorida de um martelo de madeira
1 de 1 Imagem colorida de um martelo de madeira - Foto: Ekaterina/Pexels

Um homem foi condenado a 20 anos e 7 meses de reclusão, em regime inicial fechado, por tentar matar a ex-companheira e o namorado dela enquanto o casal dormia, no Recanto das Emas (DF). As vítimas foram esfaqueadas na cama, mas sobreviveram.

O crime foi cometido em 1997, mas o réu, Francisco Eugeni Vieira da Mota, permaneceu foragido por mais de 20 anos até ser preso no Pará.

O Tribunal do Júri do Recanto das Emas condenou o réu por dupla tentativa de homicídio qualificado, por motivo torpe e  impossibilidade de defesa, nessa quarta-feira (16/10).

A investigação policial concluiu que o réu atacou a vítima porque ela não quis reatar o namoro. Ele decidiu pegar as vítimas desprevenidas, de madrugada, quando o casal dormia.

Segundo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), neste caso, a qualificadora de feminicídio não pôde ser aplicada, pois não havia essa previsão legal em 1997, quando o crime foi cometido.

“É um caso que apresenta o histórico de crimes violentos em relação às mulheres. Naquela época, não existia a figura do feminicídio ou a Lei Maria da Penha. Por isso, o réu foi denunciado pelo crime de tentativa de homicídio qualificado”, explicou o promotor de justiça Rafael Leandro.

Faca de açougueiro

O crime aconteceu em 5 de abril de 1997, por volta das 5h, na quadra 108 do Recanto das Emas. Inconformado após o término do relacionamento, há cerca de seis meses, e enciumado com o novo envolvimento amoroso da ex-companheira, Francisco invadiu a residência da vítima com uma faca de açougueiro.

O agressor desferiu múltiplas facadas nas vítimas enquanto dormiam. A mulher recebeu cerca de dez facadas, resultando em lesões graves e risco de morte. O homem foi esfaqueado no pescoço, também sofrendo ferimentos severos. As vítimas sobreviveram devido ao rápido atendimento médico.

Francisco fugiu e permaneceu escondido no Pará até ser capturado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?