metropoles.com

Hermeto sobre 8/1: “Falha do GSI e do Comando Militar do Planalto”

Deputado distrital Hermeto Neto (MDB) deu entrevista ao Metrópoles, nesta 6ª feira, e comentou sobre atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Debate Metrópoles GDF 2022
1 de 1 Debate Metrópoles GDF 2022 - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O deputado distrital Hermeto Neto (MDB) participou, nesta sexta-feira (19/5), do Metrópoles Entrevista. Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e presidente da Casa, o parlamentar afirmou que, até o momento, as apurações levam a crer que houve falha do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) em relação aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Para Hermeto, as oitivas no âmbito da CPI revelaram que o número de policiais militares em atuação no dia dos atos antidemocráticos foi planejado de forma errada.

“Entendemos que houve um apagão nas forças de segurança do DF e federais. E falta de planejamento. Nunca poderíamos colocar a quantidade de PMs como colocamos. Eram 200 policiais”, enfatizou.

O parlamentar acrescentou que, para ele, a falha ocorreu por causa do Gabinete de Segurança Institucional e do Comando Militar do Planalto (CMP). “Temos de analisar bastante o que os dois fizeram. Acredito que houve muita falha do GSI e do Comando Militar do Planalto”, comentou Hermeto.

Acampamento no QG

O distrital frisou que, segundo as investigações da CPI, a maioria das pessoas que participaram dos atos de invasão aos prédios dos Três Poderes era de fora de Brasília. “Nem todos que estavam no acampamento [em frente ao Quartel-General do Exército] fizeram os atos terroristas. Muitos que estavam lá não participaram. De 80% a 90% dos vândalos vieram de fora do DF”, disse.

Assista à entrevista completa:

Em relação à atuação da PMDF nas tentativas de remover o acampamento bolsonarista da frente do QG, o parlamentar afirmou, mais uma vez, que a Força Armada teria barrado a ação. “Houve uma forma de o Exército aceitar. Senão, ele [o acampamento] não duraria um dia. A PM tentou diversas vezes retirá-lo”, concluiu o distrital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?