Hemocentro “convoca” torcedores de Botafogo e Atlético a doarem sangue
A ação convida torcedores dos dois clubes a doarem sangue nos dias 18 e 26 de novembro visando fortalecer o estoque da unidade
atualizado
Compartilhar notícia
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lançou uma campanha de doação de sangue em apoio à final da Libertadores, que será disputada entre Botafogo (RJ) e Atlético Mineiro (MG) no próximo dia 30/11 (sábado). A ação convida torcedores dos dois clubes a doarem sangue nos dias 18 e 26 de novembro visando fortalecer o estoque da unidade e contribuir para salvar vidas.
A campanha acontecerá em duas datas específicas para cada torcida. Torcedores do Botafogo são convidados a doar no dia 18 de novembro, enquanto torcedores do Atlético Mineiro podem comparecer no dia 26 de novembro. As doações ocorrerão na sede da FHB, no horário das 7h15 às 18h.
Para participar, basta que os torcedores compareçam vestindo a camisa de seu time na data correspondente e se identifiquem durante o registro. A meta da fundação é alcançar 100 doações por torcida.
Veja:
Agendamento e Participação
Os doadores podem agendar sua participação por meio do site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2. A FHB também oferecerá a possibilidade de doação por encaixe, conforme disponibilidade de vagas no dia.
Para agendar grupos, os interessados devem entrar em contato pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447, ou pelo WhatsApp (61) 99136-2495.
Requisitos para Doação
Os requisitos para doação incluem:
- Ter entre 16 e 69 anos, com autorização para menores de 18 anos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar acima de 51 kg;
- Estar alimentado e descansado, evitando alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação;
- Apresentar documento oficial com foto.
A ação promovida pelo Hemocentro é uma oportunidade para que torcedores demonstrem sua paixão pelo time de maneira solidária, contribuindo para o estoque de sangue da instituição.
Baixos estoques de O negativo
Devido à baixa nos estoques de sangue, o Hemocentro de Brasília também fornecerá senha preferencial para doadores de sangue O negativo entre os dias 11 e 23 de novembro. Atualmente, a média diária de doações está em 118, abaixo da média ideal de 180 doações diárias, necessária para garantir a segurança dos estoques.
A medida visa assegurar atendimento prioritário para esse grupo sanguíneo, essencial em situações de emergência, e reforçar a importância da colaboração de todos os tipos sanguíneos para manter níveis adequados de sangue.
O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.
Como funciona a senha preferencial?
A senha preferencial para doadores O negativo será concedida mediante comprovação do grupo sanguíneo, seja por cadastro no Hemocentro ou por exame de tipagem sanguínea. A medida busca otimizar o atendimento e priorizar as necessidades emergenciais, garantindo que o Hemocentro possa atender à alta demanda desses pacientes, especialmente em períodos críticos.
Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue. Quem teve Covid-19 deve esperar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas, ou, se assintomático, a partir da data de coleta do exame. Pacientes com dengue clássica devem aguardar 30 dias para doar sangue, enquanto para dengue hemorrágica o prazo é de seis meses.
Para participar da campanha, o agendamento pode ser feito pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160 (opção 2). Também há possibilidade de encaixes, conforme a disponibilidade de vagas no dia.