metropoles.com

Hackers invadem sites de Administrações Regionais e criticam Temer

Após a invasão e a adulteração das páginas, a Subsecretaria de Tecnologia e informação (Sutic) tirou os sites do ar para corrigir o problema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
Computer Hacker With Gloves Stealing Information On Laptop Closeup
1 de 1 Computer Hacker With Gloves Stealing Information On Laptop Closeup - Foto: Istock

Hackers invadiram o portal do Governo do Distrito Federal e as páginas das Administrações Regionais na manhã deste domingo (11/6). Nos sites afetados, foram publicadas mensagens contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB).

Após a invasão e a adulteração das páginas, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic) tirou os sites do ar para corrigir o problema. Apesar do ataque, vários sites mantidos pelo GDF estavam normais, como os de secretarias, o Portal do Servidor e o Diário Oficial do DF.

5 imagens
Estrutura foi inaugurada em abril de 2017
Datacenter fica na Codeplan
Equipamentos do datacenter
Servidores do datacenter
1 de 5

Pedro Ventura/Agência Brasília
2 de 5

Estrutura foi inaugurada em abril de 2017

Pedro Ventura/Agência Brasília
3 de 5

Datacenter fica na Codeplan

Pedro Ventura/Agência Brasília
4 de 5

Equipamentos do datacenter

Pedro Ventura/Agência Brasília
5 de 5

Servidores do datacenter

Pedro Ventura/Agência Brasília

Novo datacenter
A derrubada das páginas neste domingo ocorre menos de dois meses após o GDF inaugurar seu novo datacenter. Trata-se de uma central que guarda máquinas e dados da rede corporativa com mais espaço físico e quase o dobro da capacidade de hospedagem de sistemas e serviços em comparação com a anterior.

Foram investidos R$ 12,2 milhões para garantir mais segurança contra ataques de hackers e capacidade de armazenamento.No ano passado, os sistemas de informática do GDF sofreram 52.031 tentativas de invasão, segundo a Secretaria de Planejamento. Em 12 vezes, os hackers conseguiram de fato acessar os servidores.

Agora, de acordo com o governo, os dados estarão concentrados em um só local e com mais barreiras de proteção. São três firewall que impedem a entrada de hackers e o acesso físico é feito por controle biométrico de entrada.

Problema identificado

Por meio de nota, o GDF ressaltou que as equipes de Tecnologia da Informação da Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão entraram em ação assim que parte dos sites do governo foram hackeados. “O problema foi identificado e novas configurações de segurança estão sendo implementadas para  evitar novos ataques”, afirma a nota.

O GDF esclareceu, ainda,  que o episódio deste domingo (11) é chamado de pichação de sites e que não houve acesso a nenhum dado público. “As páginas das Administrações Regionais, da Orla Livre e o portal Brasília estão fora do ar e serão normalizados o mais brevemente possível”, explicou.

Segundo o governo, o ataque de hoje não se relaciona ao novo Datacenter. ” A ampliação aumentou a capacidade física de armazenamento de dados, além de ampliar a segurança ao acesso físico de servidores. A invasão de hoje está relacionada a parte lógica (uso de softwares) e não de hardwares, como é o caso do Datacenter”, finaliza a nota

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?