Hackers invadem sistemas do Iges-DF; Polícia Civil investiga ataque
Instituto responsável pela gestão de hospitais públicos da capital federal assegura que conta com backup em banco de dados seguros
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) identificou um acesso fora do padrão na rede da instituição na tarde desta terça-feira (23/11) e registrou um boletim de ocorrência denunciando o ataque hacker. O órgão é responsável pela gestão de hospitais públicos da capital federal.
Segundo o Iges-DF, após a invasão do sistema, verificou-se de forma imediata a integridade dos serviços de tecnologia. Durante a varredura, o sistema de gestão hospitalar seguiu funcionando normalmente.
O Iges-DF ressaltou que conta com backup em banco de dados seguros e as autoridade competentes já foram comunicadas para apurar o fato.
Procurada, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ainda realiza diligências sobre o caso
Ataques prévios
Em novembro do ano passado, um grupo de hackers tentou invadir o sistema do Governo do Distrito Federal (GDF). Cerca de 80 órgãos que o compõem a estrutura do executivo distrital foram atingidos pela tentativa de ataque. Os hackers identificaram uma fragilidade para invadir a rede do GDF, mas não tiveram tempo, supostamente, para concluir a infecção e o sequestro dos dados.
O ransonware – software maligno – usado pelos hackers restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e pede uma chave de acesso, que você só recebe mediante pagamento, cobrado, geralmente, em criptomoedas. Só assim o acesso seria restabelecido.
Mais cedo no mesmo ano, um grupo de hackers invadiu o sistema do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Um membro do grupo foi preso em setembro após fraudar R$ 1,3 milhão em multas.