Há 117 dias sem chuva, DF começa setembro com temperatura de 11°C
Capital federal está há quase quatro meses sem chuva. Instituto Nacional de Meteorologia prevê precipitações só na 2ª quinzena de outubro
atualizado
Compartilhar notícia
Os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcaram mínima de 11°C, na manhã desta quinta-feira (1º/9), no Distrito Federal. O índice foi registrado na estação de Águas Emendadas, em Planaltina. Na Estação Meteorológica de Brasília, a temperatura ficou em 14°C.
A temperatura máxima pode chegar a 27°C no período mais quente desta quinta-feira (1º/9). A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 70%.
A temperatura pode ficar mais baixa nas primeiras horas da manhã e durante a madrugada, segundo o meteorologista do Inmet Mamede Luiz Melo. “É um resfriamento causado por uma perda de calor normal para a época do ano. O vento forte também deixa a sensação térmica mais baixa”, explica.
Reservatórios no DF
Nesta quinta-feira (1º/9), a capital federal completa 117 dias sem chuva, com alerta de piora da seca. E o DF continua sem previsão de precipitações até a segunda quinzena de outubro, de acordo com o Inmet.
O reservatório do Descoberto, principal a abastecer o Distrito Federal, opera com 58,7% da capacidade total nesta quinta-feira (1º/9), segundo monitoramento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).
Mesmo com o nível baixo, a Adasa destaca que não há risco de desabastecimento hídrico no DF. O valor de referência para o volume do Descoberto em setembro é de 48%, segundo a agência; por isso, encontra-se na normalidade.
O mês que deve registrar o nível mais baixo é outubro, quando a previsão de volume é de 41%. O segundo reservatório mais importante do DF, o de Santa Maria, está com 83,8% da capacidade total.
Para dias com baixa umidade, o Inmet faz as seguintes recomendações:
— Beber bastante água;
— Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
— Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
— Evitar queimadas.