Guias turísticos podem fazer crachá digital no DF
Acesso digital à carteira permitirá ao trabalhador comprovar trabalhar na área às agências e aos turistas até entrega de documento físico
atualizado
Compartilhar notícia
Os guias de turismo do Distrito Federal agora podem conseguir crachá digital que comprova o exercício da profissão. Para conseguir o documento on-line é preciso se cadastrar no Cadastur.
Um dos objetivos é agilizar o prazo, para que os guias possam receber o documento com mais facilidade. O acesso digital à carteira permitirá ao trabalhador a comprovação às agências e aos turistas enquanto aguarda a entrega do documento físico.
Na versão digital, será possível também atualizar a conclusão de cursos profissionalizantes, como o de idiomas ou Libras. No Distrito Federal, o novo recurso atende 316 guias.
É o caso de Laudiene Lisboa. Profissional no segmento há mais de 25 anos, ela renovou o seu cadastro no dia 11 de março e já conta com a carteira digital. “Com certeza é um recurso que vai ajudar toda a classe, principalmente neste momento de pandemia”, comemorou.
Guia de turismo no DF há mais de 36 anos, Lúcio Montiel também reforça a praticidade do documento digital. “É uma iniciativa facilitadora também para o turista que, no site do Cadastur, pode encontrar com mais rapidez um profissional qualificado”, completa.
De acordo com o Ministério do Turismo, a medida beneficia mais de 24 mil profissionais no Brasil. A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, reforça que, além de valorizar os profissionais do segmento, o novo recurso impulsiona todo o setor.