metropoles.com

Grupo Nós que Amamos Brasília faz protesto pela desapropriação do Touring

O encontro reuniu pessoas ligadas à cultura e à história da cidade. Entre elas, Nicolas Behr e a prefeita do Conic, Flávia Portela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Letícia Carvalho/Metrópoles
Protesto pelo Touring
1 de 1 Protesto pelo Touring - Foto: Letícia Carvalho/Metrópoles

Cerca de 20 pessoas se reuniram, no início da tarde desta quarta-feira (28/10), em frente ao edifício Touring para pedirem a desapropriação do espaço. O movimento foi organizado nas redes sociais pelo grupo “Nós que Amamos Brasília” e uniu pessoas ligadas à cultura e à história da cidade. Entre os presentes, estavam o poeta Nicolas Behr e a prefeita do Conic, Flávia Portela.

O prédio foi projetado por Oscar Niemeyer e idealizado por Lucio Costa. Seria um pavilhão de cultura, segundo o Relatório do Plano Piloto. No entanto, não foi o que aconteceu. Já foi posto de gasolina, centro de comércio ambulante e unidade de atendimento de secretarias do Governo do Distrito Federal.

Chegou a ser abandonado e, depois, passou por reforma para abrigar um terminal de ônibus – extensão da Rodoviária do Plano Piloto – e atender passageiros do Entorno. Nos últimos dias, o projeto foi alterado para receber uma igreja.

Leiliane Rebouças, integrante do grupo Urbanistas por Brasília, ouviu em um programa evangélico, na quinta-feira (22/10) que o Touring abrigaria um templo religioso. Indignada com a notícia, fez um comentário no Facebook e diversas pessoas começaram a se mobilizar. “Estamos aqui hoje para abrir os olhos das autoridades. Eles precisam ter mais responsabilidade com o patrimônio público da capital do país”, comenta.

“O edifício é um espaço nobre e possui uma ótima localização. Milhares de pessoas passam por aqui. O local precisa ser destinado à cultura. Além de protestar, temos que dar outros passos. É importantíssimo conversarmos com o governador Rodrigo Rollemberg e o secretário de Cultura, Guilherme Reis”, esclarece Behr.

Na terça-feira (27/10), a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) vistoriou o prédio e comprovou que a obra não possuía autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nem da Secretaria da Gestão do Território e Habitação (Segeth). O órgão embargou a reforma até que sejam apresentados o alvará de construção e a licença de funcionamento. Ainda nesse dia, o Iphan já havia informado que as obras no Touring seriam embargadas.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?