metropoles.com

Grupos de ciclistas se reúnem com Rollemberg para cobrar medidas de segurança

Principais reivindicações foram por medidas para aumentar a segurança e facilitar o registro de furtos e roubos de bicicletas no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Arruda/Especial Metrópoles
rollemberg
1 de 1 rollemberg - Foto: Leonardo Arruda/Especial Metrópoles

O caso do ciclista morto no Recanto das Emas no último domingo (27/12) continua movimentando a capital. Na manhã desta terça-feira (29), o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) recebeu representantes de 18 grupos de pedal e de órgãos do GDF para discutir questões referentes à segurança dos ciclistas que circulam pelo DF.

“O governador determinou alguns encaminhamentos que são relacionados principalmente a medidas focadas na prevenção e no maior controle de casos de roubo e furto de bicicletas”, explicou Isabel Figueiredo, secretária interina de Segurança Pública e da Paz Social do DF. “Além de medidas preventivas, também definimos providências que serão adotadas para melhorar o registro desses furtos. Assim, criaremos uma mancha criminal mais específica e técnica”, acrescentou.

Segundo a secretaria, é necessário tomar conhecimento das regiões mais visadas para, em seguida, agir com medidas de prevenção. Isabel afirma que o sistema deve ser adequado em cerca de dois meses, para que então o GDF tenha um panorama da situação. “No início de 2016 já devemos divulgar um balanço de crimes envolvendo bicicletas registrados neste ano e uma prévia dessa mancha criminal”, acredita.

Outra proposta levada ao Buriti pelos ciclistas foi a criação de uma espécie de “telebike”, por meio do qual os usuários possam registrar queixas e acionar a polícia de forma direta. Segundo Marcos Pimenta, um dos coordenadores da Associação DF Entorno de Ciclismo, a facilidade de se trocar uma bicicleta por porções de drogas tem elevado os índices de roubo e homicídio envolvendo ciclistas.

Viemos conversar para que não tenhamos mais perda de vidas por conta disso. O ciclista hoje precisa nascer com olho nas costas. Somos cerca de 100 mil ciclistas dentro do DF correndo riscos por conta da ineficiência momentânea do estado 

Marcos Pimenta, coordenador da Associação DF Entorno de Ciclismo

Motivado pelo latrocínio de José Leonardo Abreu, o encontro tranquilizou representantes dos grupos. Alex Aleixo, do PedalGama, afirma que o contato próximo com as forças policiais traz mais segurança aos usuários do meio de transporte. “Viemos trazer justamente a questão do contato mais direto com a polícia. No Gama, o comandante do Batalhão da PM pediu que fizéssemos um mapeamento das rotas utilizadas pelos ciclistas para que haja um policiamento mais reforçado”, afirma. “O roubo não vai acabar, mas o sentimento é de que algo está mudando”, comentou.

Além da secretária interina de Segurança Pública, estiveram na reunião Igor Tokarski, secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Maurício Canovas, secretário-adjunto de Infraestrutura, Fábio Damascena, secretário-adjunto de Mobilidade, Henrique Luduvice, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Jayme Amorim, diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e o coronel Florisvaldo César, comandante-geral da PM.

Novo protesto
Depois do protesto realizado nesta segunda-feira (28) após o enterro de José Leonardo Abreu, os ciclistas do DF organizam um novo ato para a noite desta terça (29). A partir das 20h30, eles se reunirão em frente à Torre de TV, no Eixo Monumental, e seguirão até o gramado em frente ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios.

O ato, segundo André Silva, representante do Pedal Susto, ocorre em memória a José Leonardo e tem como objetivo maior pedir mais segurança para os usuários de bicicleta no DF. “É uma forma de sermos vistos e ouvidos”, garante Silva.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?