metropoles.com

Grupo criminoso é detido após lucrar R$ 1,2 mi em golpe do novo número

Para o golpe, criminosos fazem contato com vítimas fingindo ser um conhecido que precisou trocar de número. Por fim, solicitam dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
KTO Celular -- Metrópoles
1 de 1 KTO Celular -- Metrópoles - Foto: iStock

A Polícia Civil De Goiás (PCGO), por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais de Águas Lindas, cumpriu, nessa terça-feira (19/11), três mandados de busca, em Goiânia, contra uma quadrilha que movimentou mais de R$ 1,2 milhão – entre agosto de 2022 e maio de 2024 – com o golpe apelidado de “novo número”.

Para aplicar o golpe, o grupo criminoso comprava contas de telefone, se apropria de fotos de familiares dos alvos e criavam perfis falsos de WhatsApp. Em seguida, faziam contato com as vítimas fingindo ser um conhecido que precisou trocar de número. Por fim, solicitam dinheiro emprestado.

Conforme relatado pela PCGO, as investigações tiveram início em 23 de agosto de 2022, quando uma mulher de 58 anos, moradora de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, procurou uma delegacia para denunciar ter sido vítima do “golpe do novo número”. Segundo a mulher, suspeitos se passavam pela filha dela para pedir dinheiro.

Após o registro policial, agentes rastrearam contas utilizadas para a movimentação financeira fraudulenta, chegando a um suspeito. Uma dessas contas, inclusive, foi aberta em nome da mãe do suposto autor.

Com as evidencias, a Justiça goiana deferiu três buscas domiciliares e o sequestro de contas vinculadas a três pessoas físicas. Os envolvidos serão indiciados por estelionato qualificado, podendo pegar pena de até 8 anos de reclusão.

 

 

 

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?