Greve na CEB: nova proposta de acordo será votada nesta sexta
Representantes da empresa e dos funcionários se reuniram em negociação no TRT-10, nesta quinta (05/12/2019), para encerrar paralisação
atualizado
Compartilhar notícia
Funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) fazem nesta sexta-feira (06/12/2019), às 9h30, assembleia para decidir se aceitam ou não nova proposta de acordo coletivo. Representantes da empresa e do Sindicato dos Urbanitários (Stiu/DF) estiveram reunidos nesta quinta (05/12/2019), no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), para negociar o fim da greve.
Uma proposta foi apresentada pelo desembargador Brasilino Santos Ramos, vice-presidente do tribunal, com alterações em relação à apresentada na última terça (03/12/2019) e rejeitada pela categoria.
Foram mais de quatro horas de debates até um consenso. Na ocasião, a CEB se comprometeu a formalizar, o mais breve possível, uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), considerando a proposição do TRT.
O presidente da CEB, Edison Garcia, afirmou no TRT que a empresa faria todo esforço possível dentro de sua capacidade financeira para dar fim à greve: “Essa greve tem gerado transtorrnos e danos à cidade. Moradores têm ficado sem energia e isso não é bom”.
Os termos do novo acordo não foram divulgados, porque estão em fase de ajustes por parte da empresa. Mas haverá mudanças no auxílio-creche e no “tíquete-peru” (bonificação natalina). A previsão é que o pagamento de férias continue no mesmo percentual atual, de 60%. Também ficou acertado que não haverá reajuste salarial.
Atualmente, a CEB reúne 914 funcionários e chega a ter salários de até R$ 42 mil em sua folha de pagamento.