“Gratidão a Deus”, diz mãe de Kyara após chegar em Curitiba para tratamento
A família corre contra o tempo para salvar a menina de 1 ano e 3 meses, que precisa do remédio mais caro do mundo. A medicação foi adquirida
atualizado
Compartilhar notícia
Mais próxima de salvar a vida da filha Kyara Lis, de 1 ano e 3 meses, Kayra Dantas se apega ao sentimento de gratidão a Deus por tantas pessoas sensibilizadas com a história da bebê brasiliense que precisa do remédio mais caro do mundo.
Kyara chegou, neste sábado (7/11), em Curitiba (PR), onde deve ser submetida ao tratamento com Zolgensma, que custa R$ 12 milhões. A menina tem Atrofia Muscular Espinhal (AME) e o medicamento pode frear a doença degenerativa.
“Estou sentido tanta gratidão a Deus por essa história, por cada vida que, de alguma forma, lutou pela nossa filha e acreditou que mudar a vida da Kyara era possível”, afirmou Kayra ao Metrópoles.
A família lutou para arrecadar dinheiro. Também foi à Justiça para obter ajuda financeira do governo e, finalmente, adquirir a medicação para a filha.
O medicamento deve ser ministrado até os 2 anos do paciente. Sem ele, Kyara corre o risco de parar de respirar sozinha e perder a capacidade digestiva em meses. “De coração, faríamos tudo novamente, sem mudar nada”, declarou a mãe da bebê.
Em cumprimento à determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério da Saúde entregou os R$ 6,7 milhões que faltavam à família para a aquisição do fármaco, feita no exterior.
O procedimento ocorrerá no Hospital Pequeno Príncipe. O resultado de um exame que saiu nesta semana mostrou que Kyara está apta a receber a medicação, que está em processo de importação, segundo a assessoria da família. A expectativa é que a aplicação ocorra ainda na primeira quinzena deste mês.
Confira o relato da família após a chegada em Curitiba: