Grafiteiros do DF darão cara nova à fachada do Hospital de Base
Ação é organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília. No sábado, serão pintados mais de 100 metros de muro
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 30 grafiteiros do Distrito Federal e do Entorno irão se reunir neste sábado (26/10/2019) para dar cara nova à fachada do Hospital de Base. A ação é organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília e busca levar arte aos mais de 100 metros da parte voltada para o Setor Comercial Sul (SCS).
Segundo a artista responsável por recrutar os colegas que farão as artes, Camilla Santos, conhecida como Siren, a ideia é dar mais leveza ao ambiente. “Queremos alterar o clima pesado que é um hospital. Todos terão liberdade para fazer o desenho que quiserem. Vamos levar um novo colorido ao lugar”, explica.
Siren conta que estão separados quatro metros para cada um dos grafiteiros, aproximadamente. Mas quanto mais interação entre os desenhos, melhor. “É bom que fique junto mesmo. Cada um terá liberdade de ajudar e entrar na arte do outro”, diz. Ela ainda ressalta que a população está convidada a conversar e conhecer o trabalho dos artistas.
Entre as convidadas para o mutirão de grafite está Elza Muzi, funcionária pública recém-introduzida a este mundo das artes. Paciente oncológica, ela sofreu com um câncer de mama em 2017. “Durante o tratamento, que precisou reiniciar em agosto, após a descoberta de duas metástases ósseas, eu resgatei habilidades que nem sabia que tinha. Uma delas é essa”, conta.
Muito identificada com a causa, Elza diz que se prontificou a participar da renovação do muro do Hospital de Base assim que soube da ação. “É uma outra forma de contribuir. Em qualquer oportunidade que eu tiver de ajudar pessoas em situação parecida com a minha, eu irei me voluntariar”, diz.
Animada com a oportunidade, a servidora já sabe qual arte irá fazer. “Uma mulher careca, mas não uma triste, será bem zen. A mensagem que quero passar é que está tudo bem e que ela passará por essa fase tranquilamente.”
Mais uma ação
Esta é outra iniciativa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília buscando humanizar o tratamento contra a doença. “Durante o mês de outubro, realizamos ações para ajudar essas pacientes, como bazar, estímulo à doação de cabelos… Tudo para ajudar essas mulheres. O grafite, apesar de não ter relação direta, está incluído no período de conscientização”, comenta Rafaela Rodrigues, uma das coordenadoras do projeto.