metropoles.com

Gráfico mostra em quais cidades do DF o coronavírus avança mais

De acordo com levantamento feito pelo Metrópoles, Covid-19 começa a avançar em regiões mais carentes da capital e distantes do Plano Piloto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Exercito faz a limpeza da estação do metro contra o corona virus
1 de 1 Exercito faz a limpeza da estação do metro contra o corona virus - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Apesar de o Plano Piloto ainda ser o local do Distrito Federal com a maior quantidade de casos, o coronavírus está ganhando espaço nas regiões administrativas afastadas do centro de Brasília. As maiores taxas de crescimento da Covid-19, segundo o mais recente boletim da Secretaria de Saúde, foram verificadas em Ceilândia, Santa Maria e Taguatinga.

O levantamento foi realizado pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

A RA com a maior quantidade de infectados ainda é o Plano Piloto, com 166 pessoas diagnosticadas. Em seguida, Águas Claras (64) e Lago Sul (62).  As três localidades estão entre as que têm a maior renda média no Distrito Federal. Isso acontece porque o coronavírus é importado, ou seja, os primeiros casos da Covid-19 surgiram em pessoas que chegaram do exterior.

Aos poucos, entretanto, o cenário está mudando. Em Ceilândia, a quantidade de infetados com a Covid-19 confirmados passou de 3 no primeiro dia de abril para 20 nesse domingo (12/04). Em Taguatinga, eram apenas 7 contaminados no começo do mês. Agora, são 20.

Santa Maria, que não apresentava casos na data, passou a contabilizar 7 ocorrências. Cenário parecido verificou-se no Gama, que aumentou de cinco para 19 infectados em apenas 12 dias.

O gráfico abaixo permite fazer a comparação entre a quantidade de casos de coronavírus em todas as RAs do DF. Digite as regiões escolhidas na caixa designada:

 

Correlação entre renda e casos

A correlação calcula o quanto duas variáveis têm movimentos similares: quando uma cresce, a outra também; ou o oposto: quando uma cai, a outra sobe, o que é chamado de correlação negativa. Correlações não indicam causalidade, elas exploram as relações entre duas medidas.

A reportagem analisou dois componentes: a renda média e a quantidade de casos por região administrativa. Quanto mais perto de um, mais correlacionada estão as duas medidas. Quanto mais próximo de zero, menor a correlação. O resultado entre RAs e a quantidade de infectados por coronavírus em 100 mil habitantes é de 0,81 para o dia 11 de abril.

 

Essa correlação, entretanto, vem diminuindo. Visto que o objetivo é verificar o crescimento da quantidade de infectados em cada RA e não a incidência em cada localidade, foram utilizados o número de casos absolutos.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal começou a publicar o número de infectados por coronavírus por região administrativa em 26 de março. Na ocasião, a correlação entre a quantidade de casos e a renda média na RA era de 0,74. Em 5 de abril, a mesma correlação era de 0,66. Isso indica que a doença está crescendo mais em cidades com menor renda média.

Para o infectologista Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), há uma preocupação com o fato de a doença estar se espalhando e atingindo todos os extratos socioeconômicos da população.

“Precisamos considerar que, em muitos lugares, falta água e sabão para a lavagem das mãos. Dificilmente a doença não chegará nas regiões mais pobres do país”, pontuou.

Números do DF

O DF contabilizava 618 pessoas infectadas e 14 mortes por coronavírus até a tarde desse domingo (12/04). Há 56 pacientes internados e 33 estão em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Na capital do país, a maior parte dos setores do comércio está proibida de funcionar pelo menos até 3 de maio. As aulas presenciais nas escolas públicas e particulares também não podem voltar antes de 31 de maio, segundo decreto do GDF.

 

 

 

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?