metropoles.com

Governo vai desenvolver app para integrar meios de transporte no DF

Acordo entre GDF, BRB e Visa se propõe a melhorar experiência do cidadão na utilização dos canais de mobilidade urbana na capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília
Ibaneis BRB LAB
1 de 1 Ibaneis BRB LAB - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), esteve presente na assinatura do acordo de crescimento entre o BRB e a Visa para desenvolver a iniciativa Mobilidade Collab. O evento foi realizado no centro de inovação BRBLAB, no Parque Tecnológico de Brasília, na manhã desta segunda-feira (30/9).

O acordo tende a melhorar a experiência do cidadão na utilização dos canais de mobilidade urbana na capital do país. Entre as soluções previstas, está a disponibilização de um aplicativo, onde poderão ser combinados, em um único trajeto, diferentes tipos de serviços, como ônibus, metrô, motoristas por aplicativo, táxis, bicicletas, estacionamento e pedágios, em uma única ferramenta.

Na plataforma, os usuários poderão escolher entre diferentes modos de transporte para sua jornada e adaptar seu percurso às necessidades de cada trajeto, por meio de geolocalização.

O recurso vai permitir que os deslocamentos se tornem mais rápidos e eficientes. A parceria possibilitará, ainda, a implantação dos meios de pagamento digitais no transporte público, de forma simplificada.

“Assumimos o governo em janeiro de 2019 que tinha diversos problemas do que diz respeito à mobilidade na nossa cidade. E um dos principais cânceres no nosso sistema era uma coisa chamada DF Trans. E foi aí que conversamos sobre a necessidade de criar uma solução de mobilidade no Distrito Federal que trouxesse segurança para o sistema e tranquilidade para o usuário. A gente evoluiu muito na parte de tecnologia com as novas formas de pagamento, e agora essa parceria também da Visa com o BRB, a gente quer trazer novas tecnologias e avançar cada vez mais na questão do transporte público da nossa cidade”, comentou Ibaneis.

As empresas promoverão uma série de iniciativas e análises que buscam potencializar o transporte e a locomoção da região para transformar Brasília em uma cidade inteligente, facilitando a vida dos moradores e dos turistas.

“Nosso objetivo aqui é desenvolver o sistema de transporte público mais moderno do mundo integrando a Visa, que é uma das maiores empresas de tecnologia e em meios de pagamento do mundo. E o BRB, com todo o GDF, para que a gente possa usar as características de Brasília na experiência da transformação que construímos aqui para que fique cada dia mais fácil a experiência do usuário do transporte público,”, afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Nuno Lopes Alves, country manager da Visa do Brasil, explica que a união com o BRB faz parte dos esforços de inovação da companhia, que têm a mobilidade urbana como pilar estratégico.

“O propósito da Visa é ajudar pessoas e empresas a prosperarem. Desenvolver soluções de pagamento que facilitem e melhorem a experiência dos cidadãos no transporte público é uma das formas de fazer isso acontecer. Já temos cases de sucesso em cidades como Londres, Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde a tecnologia de aceitação de pagamentos por aproximação diretamente em validadores e catracas de ônibus, metrô, pedágios e outros modais proporciona mais segurança e conveniência não só para os usuários, mas para toda a cadeia”, destacou Nuno.

O projeto terá a duração total de dois anos, e irá disponibilizar entregas e melhorias ao longo deste período. Todo esse trabalho acontecerá no novo laboratório de inovação inaugurado em Brasília no Parque Tecnológico Biotic.

O espaço chamado de Mobilidade Collab conta com inovações de mobilidade urbana da Visa e será palco das análises, estudos e dos times que estarão focados em construir as soluções em prol do desenvolvimento do Distrito Federal.

Ainda, segundo o BRBR, o laboratório contará ainda com uma infraestrutura robusta, além de metodologias ágeis e multidisciplinares para o desenvolvimento e validação das soluções que serão implementadas futuramente na cidade.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?