metropoles.com

Governo retira projeto que cria funções comissionadas na Polícia Civil

PL n° 651/2019 previa, ainda, a extinção de 60 gratificações para militares, o que provocou insatisfação na PM e nos bombeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Brasília (DF), 25/02/2019 FACHADAS Local: Brasilia Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 25/02/2019 FACHADAS Local: Brasilia Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Após pedido do Governo do Distrito Federal, a Câmara Legislativa retirou de pauta o Projeto de Lei nº 651/2019, que criaria 62 funções comissionadas de segurança na Polícia Civil e extinguiria 60 Gratificações Militares de Segurança Pública.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou mensagem destinada ao presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), solicitando a retirada da tramitação (leia abaixo). A exclusão do PL ocorre após a extinção da gratificação provocar mal estar com policiais militares e bombeiros.

Na noite de quarta-feira (25/09/2019), a Secretaria de Segurança Pública destacou que a proposição foi encaminhada à Casa Civil em fevereiro diante “de extrema necessidade, à época, de reestruturação administrativa”.

Todavia ponderou que o GDF realizou tal reestruturação na PCDF, tornando desnecessária a aprovação da matéria. “Solicito a adoção das providências necessárias para que seja realizada a retirada de tramitação”, determinou a SSP, em ofício.

O documento foi assinado três horas depois de a reportagem do Metrópoles enviar e-mail à pasta pedindo esclarecimentos acerca do assunto.

Imagem cedida ao Metrópoles

Exclusividade

Segundo o texto derrubado pelo GDF, o PL destinava funções exclusivamente a servidores ocupantes de cargos efetivos que compõem a carreira de agentes e delegados da PCDF. Eles seriam contemplados com adicional para atividades de direção, chefia e assessoramento da Secretaria de Segurança Pública do DF.

Antes de tomar conhecimento sobre a anulação do projeto de lei, a Associação dos Oficiais da PMDF (Asof) havia protestado por considerar a apresentação do PL nº 651 na CLDF “um duro golpe para as carreiras militares do DF”. Já o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) entendia a medida como “benéfica”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?