metropoles.com

Governo planeja construção de creches em quatro áreas rurais do DF

GDF definiu os terrenos e vai licitar obras de adaptação. Iniciativa vai beneficiar mais de mil famílias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Alunos em creches
1 de 1 Alunos em creches - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta quarta-feira (19/5), o plano de implementação de creches em comunidades rurais, como nos núcleos Jardim II, no Paranoá, e nos de São José, Pipiripau e Taquara, em Planaltina. O investimento é de R$ 1 milhão.

Pioneiro na história do DF, o projeto vai beneficiar mais de mil famílias que moram nas quatro localidades. As creches do Jardim II, São José e Pipiripau estão com a verba garantida e previsão de iniciar as obras ainda neste ano, enquanto a de Taquara, para 2022.

3 imagens
Colaboradores denunciam terem sido pegos de surpresa
Comunidades rurais nos núcleos Jardim II, no Paranoá, e nos de São José, Pipiripau e Taquara, em Planaltina, serão beneficiadas
1 de 3

As creches Ipê Branco, em Ceilândia Norte, e Instituto Paz e Vida, no P Sul, estão sem aulas desde o dia 14 de fevereiro

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Colaboradores denunciam terem sido pegos de surpresa

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Comunidades rurais nos núcleos Jardim II, no Paranoá, e nos de São José, Pipiripau e Taquara, em Planaltina, serão beneficiadas

Hugo Barreto/Metrópoles/Foto ilustrativa
Trabalho conjunto

A implementação das creches é realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater), que, com a Secretaria de Agricultura (Seagri), mapeia a região agrícola do DF para expandir a iniciativa. Quando estiverem prontas, as creches ficarão sob gestão da Secretaria de Educação (SEE).

A presidente da Emater, Denise Fonseca, destacou que o projeto chega às comunidades rurais com parceiro para as famílias de agricultores.

“Vai melhorar a segurança das crianças”, lembrou. “Já colhemos muitos relatos de acidentes nas plantações. A criança da área rural precisa ter o mesmo tratamento que a criança da área urbana”.

A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) cedeu os terrenos onde funcionarão as creches. A licitação para adequação dos prédios e a consequente construção das unidades ficará a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e deve ser lançada nos próximos dias.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) enfatizou a importância das emendas parlamentares na gestão do orçamento distrital. “Quero agradecer a todos os parlamentares que têm ajudado o governo com a destinação de recursos para viabilizarmos as obras para nossa população”, ressaltou.

Para a construção das creches, os deputados distritais João Cardoso, Martins Machado e Júlia Lucy, destinaram R$ 350 mil, cada um, em emendas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?