metropoles.com

Governo lança edital de revitalização da Praça dos Três Poderes

Margareth Menezes e Leandro Grass anunciaram que o edital de licitação do projeto foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Mastro da Bandeira na Praça dos Três Poderes próximo ao Congresso nacional - Metrópoels
1 de 1 Mastro da Bandeira na Praça dos Três Poderes próximo ao Congresso nacional - Metrópoels - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assinou o edital de licitação para contratação do projeto de restauro da Praça do Três Poderes.

Em evento realizado nesta segunda-feira (22/4) na sede do ministério, a ministra da Cultura Margareth Menezes e o presidente do Iphan, Leandro Grass, anunciaram que o edital de licitação do projeto foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda.

O projeto de restauro que foi uma das propostas contempladas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na última semana, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), informou que o projeto foi doado ao GDF pelo Governo Federal.

“Acreditamos que, no próximo ano, teremos o início de algum trabalho”, disse a ministra da Cultura.

Segundo Grass, a execução da obra será de responsabilidade do GDF. “Dentro do tempo da administração pública, esperamos entregar, o mais breve possível, essa praça revitalizada. É um esforço conjunto”.

O orçamento para a realização do projeto é de R$ 993 mil. O Iphan vai acompanhar a licitação devido ao tombamento da área.

“Nós temos essa primeira fase, que é de apresentação do projeto. Edital lançado hoje, a ideia é que, concluindo a licitação e já contando com o prazo de entrega do projeto, em fevereiro do ano que vem a gente tenha esse projeto entregue para que o GDF licite a obra”, frisou Grass.

Espaço tombado

O processo sobre a reforma existe desde 2021. O Iphan fez observações e pediu adequações do projeto do espaço. A Praça dos Três Poderes é tombada em âmbito distrital e nacional, por isso, qualquer intervenção depende do aval do órgão federal.

Com o edital aberto, o GDF será responsável pela contratação da empresa responsável pelo restauro.

“Há um acordo com o GDF. O Iphan fica responsável pelo projeto e o GDF pela obra”, completou Grass.

8 de janeiro

Grass e Margareth destacaram que a Praça dos Três Poderes ficou muito degradada após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

“Ficou muito degradada com o dia 8 de janeiro. Claro que já havia necessidades ali, mas o 8 de janeiro agravou a situação”, disse Grass.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?