Governo federal suspende verbas para captação de água em Corumbá IV
Segundo auditoria do Ministério da Transparência, há suspeita de irregularidades em licitações relacionadas à obra
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Cidades suspendeu os repasses de recursos federais para as obras de captação de água do sistema Corumbá IV, localizado entre Goiás e o Distrito Federal. Segundo a pasta, um relatório do Ministério da Transparência indicou irregularidades em licitações do empreendimento e, por isso, os recursos estão suspensos. Os prejuízos já atingem R$ 1 milhão, mas podem chegar a R$ 6 milhões, segundo estimativas da União. As informações são da TV Globo.
O sistema Corumbá IV está sendo construído em conjunto entre a Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb) e a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) desde 2008. As obras têm como objetivo auxiliar no fornecimento de água nas cidades de Gama e Santa Maria, no DF; e Valparaíso, Novo Gama e Luziânia, no Entorno. Ao todo, cerca de 600 mil pessoas serão beneficiadas.
A empresa afirma que ainda precisa comprar “equipamentos fundamentais” como linhas de transmissão de energia, uma subestação elétrica e outras máquinas para a continuação das obras. Alega também que essas aquisições exigem um longo processo burocrático e que a suspensão dos recursos é “culpa” do governo federal. A empresa afirma ainda que já prestou esclarecimentos ao governo sobre as irregularidades apontadas. (Com informações da TV Globo)