metropoles.com

Governo federal lança cursos grátis de e-sports para estudantes do DF

Na área de e-sports, serão sete módulos – além de 12 cursos profissionalizantes, também gratuitos, em tecnologia, design e informática

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SESC/Divulgação
Foto colorida de estudantes de camiseta branca sentados em evento esportivo
1 de 1 Foto colorida de estudantes de camiseta branca sentados em evento esportivo - Foto: SESC/Divulgação

O Circuito de Jogos Digitais no Distrito Federal, promovido pelo Ministério do Esporte, oferecerá cinco modalidades de cursos gratuitos em e-sports para estudantes do Distrito Federal, a partir de junho. O projeto, com previsão de durar até março de 2025, também disponibilizará 12 cursos profissionalizantes, na modalidade a distância, aos participantes.

O público-alvo da iniciativa serão alunos de escolas do Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc-DF) – nas unidades Asa Sul, Ceilândia, Gama, Guará e Taguatinga – e do Instituto Federal de Brasília (IFB), nos campi Brasília, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo. A estimativa é de atender mais de 5 mil estudantes.

Confira os cursos oferecidos:

Jogos eletrônicos – Origem e evolução:

  • Moba: League of Legends;
  • FPS: Valorant;
  • Battle Royale: Free Fire;
  • Simulador esportivo: e-football; e
  • Card Game: Teamfight Tatics.

Além disso, o projeto oferecerá salas itinerantes para prática do esporte digital e experimentações profissionais bimestrais. Cada sala será organizada com infraestrutura padronizada, composta por equipamentos e acessórios de alta performance, em quantidade e qualidade satisfatórias, para atender até 15 alunos por turma.

O circuito terá, ainda, 12 cursos gratuitos de qualificação profissional na área de tecnologia, a partir de uma plataforma de ensino a distância (EAD).

Cursos profissionalizantes:

  • Programação para internet;
  • Adobe Photoshop;
  • Adobe Ilustrator;
  • Adobe After Effects;
  • Adobe Premiere;
  • CapCut;
  • Marketing Digital;
  • Figma (webdesign);
  • Programação em Python;
  • Programação em Unity;
  • UX Design; e
  • Canva.

Confira aqui os cursos e a programação completa

Torneio de e-sports

Ao término das atividades do projeto, em março de 2025, haverá um evento final que, além de permitir a entrega dos certificados, incluirá um torneio de e-sports, com participação de equipes formadas pelos alunos do Circuito de Jogos Digitais no Distrito Federal.

Haverá 10 equipes, compostas por 31 estudantes-atletas, distribuídos entre cinco modalidades e-sportivas: League of Legends, Valorant, Battle Royale, Free Fire e TeamFight Tatics. Todas os integrantes das equipes receberão certificados de participação, e os três primeiros lugares serão reconhecidos com prêmios exclusivos.

E-sports

Abreviação em inglês para “esportes eletrônicos”, os e-sports leva a prática esportiva ao mundo dos videogames. Em todo o mundo, há milhões de jogadores profissionais, que participam de competições nacionais e internacionais, com prêmios que ultrapassam milhares de dólares.

Em 2023, os e-sports geraram de receita R$ 26 bilhões no Brasil. E, para este ano, a expectativa é de que esse valor supere os R$ 27 bilhões.

Os números tornam o país líder em consumo desse tipo de entretenimento na América Latina e o terceiro do mundo. Além disso, o Brasil conta com mais de 400 mil postos de trabalho vagos na área, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom).

Para o coordenador do Circuito de Jogos Digitais no Distrito Federal, Sérgio Medeiros, o objetivo com iniciativos como a do projeto pedagógico é mostrar que os jogos eletrônicos vão bem além de apenas lazer. “Sabemos que hoje existe todo um mercado consumidor e provedor de jogos eletrônicos, onde existem muitas profissões associadas e o mercado tende a absorver essas profissões”, explica Medeiros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?