metropoles.com

Governo federal cobra do GDF reabertura da Casa da Mulher Brasileira

Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, espaço já pode ser reaberto, pois reformas foram concluídas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Brasília (DF), 03/07/2018 Casa da Mulher Brasileira está fechada Local: SEN Setor de Grandes Áreas Norte 601 Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 03/07/2018 Casa da Mulher Brasileira está fechada Local: SEN Setor de Grandes Áreas Norte 601 Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

A Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres (SNPM) cobra providências do Governo do Distrito Federal (GDF) para a reabertura da Casa da Mulher Brasileira (CMB). Com R$ 4,5 milhões nos cofres públicos do DF para serem gastos exclusivamente com o espaço – e com um termo de desinterdição parcial expedido pela Defesa Civil no dia 20 de novembro –, a unidade, que deveria dar apoio a vítimas de violência, permanece fechada.

Conforme o Metrópoles revelou em abril, a Casa da Mulher Brasileira foi interditada por risco de desabamento. Desde então, o local permanece fechado.

Nesta terça- feira (18/12), a secretária da Mulher, Andreza Collato, encaminhou ofício ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB) pedindo a reinauguração do local, o qual contará com o apoio de uma delegacia da mulher, atendimento psicossocial e abrigo para mulheres que ingressarem com medidas protetivas de urgência. Também está previsto um serviço de autonomia econômica, o qual oferecerá capacitação e vagas de emprego.

O contrato é gerido pelo Banco do Brasil, responsável pelo financiamento e fiscalização. Inaugurada em 3 de junho de 2015, a casa precisou ser fechada este ano, após rachaduras serem detectadas. Os reparos começaram após o acionamento da garantia da obra e terminaram em setembro. Resta, agora, dar acabamento estético.

“Não falta mais nada para que a Casa da Mulher Brasileira comece a funcionar. As obras já foram feitas, a Defesa Civil já liberou, e tem R$ 4,5 milhões na conta do GDF para a manutenção. Infelizmente, eu não posso mandar abrir, porque isso é atribuição do Distrito Federal. Alegam falta de dinheiro e burocracia, mas dinheiro tem, e a parte burocrática está resolvida”, aponta Andreza.

Procurado, o GDF não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.

Inauguração
A Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em 2015, com a presença da então presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB). À época, foi a segunda unidade do país aberta para acolher a população feminina em situação de vulnerabilidade.

Em setembro de 2016, uma tempestade derrubou parte do teto do prédio. Espaços do local ficaram alagados e a luz precisou ser desligada para se evitar incidentes.

A CMB de Brasília tem 3,5 mil metros quadrados de área construída, além de capacidade para atender até 250 pessoas por dia.

A primeira das 27 unidades previstas nas capitais brasileiras foi aberta em 3 de fevereiro de 2015, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Outro lado
Em ofício encaminhado à Procuradoria Geral DF (PGDF), a secretária adjunta de Política para Mulheres,Direitos Humanos e Igualdade Racial do DF, Joana d’Arc Barbosa Vaz de Mello, reforça que os problemas não foram sanados na totalidade. O documento também pede à PGDF a mediação entre a SNPM e o Banco do Brasil – gestor do contrato – com o objetivo de sanar os problemas estruturais casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?