Governo enviará projetos à Câmara para criar duas novas cidades no DF
Projetos para a criação das regiões de Arapoanga e Água Quente serão votados com prioridade na CLDF segundo o presidente da Casa
atualizado
Compartilhar notícia
Duas grandes áreas do Distrito Federal caminham para se transformar em regiões administrativas (RAs): Arapoanga, em Planaltina, e Água Quente, no Recanto das Emas. Isso porque o Governo do Distrito Federal (GDF) prepara dois projetos de lei para enviar à Câmara Legislativa do DF (CLDF), que decidirá se os bairros vão virar cidades.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) defende a criação das duas regiões administrativas e, no caso do Arapoanga, projeta construir uma rodoviária e um restaurante comunitário. “Para a rodoviária, já temos um projeto pronto, e o restaurante comunitário é uma prioridade”, afirma.
“Nós temos feito obras no Arapoanga, seja de iluminação, seja de reforma do campo sintético. Também investimos na educação e na saúde em Planaltina, que atendem essa área, mas precisamos avançar muito, porque os moradores precisam de mais infraestrutura”.
Em abril e maio deste ano, o GDF promoveu audiências públicas para discutir com a comunidade a criação das duas cidades, e ambas receberam o aval dos moradores. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Governo (Segov), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de outros órgãos.
Desenvolvimento integrado
Segundo o secretário de Cidades, Valmir Lemos, a criação das regiões administrativas “atenderá a um forte anseio da população local e tende a contribuir para o desenvolvimento integrado de toda região”. A pasta, vinculada à Segov, coordena os projetos em andamento.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), por sua vez, é a responsável por definir a poligonal, ou seja, o tamanho das áreas das futuras cidades do DF. Ainda na Seduh, por meio do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), são aprovados os projetos de criação das RAs para deliberação na Câmara Legislativa.
Prioridade na votação
A demanda é aguardada pelo presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), para o encaminhamento o mais breve possível ao plenário da Casa. “É um pedido antigo da população”, afirma o parlamentar.
“Há um entendimento junto ao governo, e a expectativa é que os dois processos vão para o Conplan para serem aprovados. E, quando aprovados, a expectativa nossa é que dentro de dez dias eles estejam dentro da CLDF. Aqui, vamos dar prioridade para votação”.