Governo do DF vai inaugurar Caminhão da Tecnologia em Ceilândia
Projeto tem por objetivo levar capacitação profissional na área de T.I., robótica e conteúdos digitais para comunidades carentes
atualizado
Compartilhar notícia
Será inaugurado em Ceilândia, nesta sexta-feira (28/1), às 9h30, o Caminhão da Tecnologia, na CNN 2, ao lado da estação do metrô próximo ao antigo supermercado Tatico. O projeto tem por objetivo levar capacitação profissional na área de T.I., robótica e conteúdos digitais para comunidades carentes, onde o acesso a estas tecnologias é limitado.
A inauguração contará com as presenças do governador Ibaneis Rocha (MDB), do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, e do administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes.
“O Brasil vai precisar de 420 mil pessoas da área de tecnologia em 2022. O DF larga na frente capacitando nossa juventude para se tornarem esses profissionais qualificados”, destaca o secretário Gilvan Máximo.
Os presentes poderão participar de oficinas nas áreas de robótica. Os jovens da comunidade terão ainda a oportunidade de fazer inscrições para os cursos gratuitos presenciais de robótica, criação de aplicativos, conteúdos digitais, phyton e outras tecnologias.
“Será uma grande oportunidade para os adolescentes terem uma profissão na área tecnológica que está gerando muito emprego”, ressalta Gilvan Máximo.
O projeto contará, ainda, com atividades pedagógicas, capacitações em modelagem 3D, softwares livres, desenvolvimento de projetos em realidade aumentada, entre outros.
A iniciativa Caminhão da Tecnologia foi desenvolvida pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.
O presidente da RBCIP e coordenador geral do projeto, Marcelo Estrela Fiche, explica que a disponibilização dos espaços em veículos permite a otimização do tempo do estudante, com a redução das despesas de transporte, contribuindo de maneira adequada à inclusão de novos jovens na educação tecnológica.
“O projeto possibilita a vivência das tecnologias e a prática de atividades que demonstram a importância da robótica no cotidiano das pessoas. O púbico poderá, por exemplo, modular uma bucha de parafuso e assimilar como o domínio das tecnologias pode transformar um produto”, disse.
Para saber mais sobre os cursos e oficinas acesse as redes sociais da SECTI/DF ou o site www.sectidf.df.gov.br.