Governo do DF entrega novo posto-base do Samu, em Taguatinga
Estrutura descentralizada é uma das quatro que serão entregues pelo Executivo local ainda neste semestre
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou mais um posto-base descentralizado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na manhã desta quinta-feira (11/2), na QNJ, em Taguatinga.
Com instalações modernas, de fácil montagem e desmontagem, e altamente econômicas, o Executivo local serve de modelo para o Brasil ao criar esse tipo de estrutura para o Samu. A primeira das quatro prometidas para este semestre foi inaugurada em 3 de fevereiro, na 905 Norte.
Com investimento de R$ 350 mil, a instalação é toda modular e conta com dois veículos e seis profissionais.
Atualmente, o Samu tem 22 bases que atendem a todo o Distrito Federal. Além desta inaugurada em Taguatinga e a da Asa Norte, duas unidades modulares estão em processo de instalação: mais uma em Taguatinga e outra em Samambaia.
Hoje, o Samu conta com 30 veículos de suporte básico, oito de suporte avançado e um aeromédico. “O objetivo dessa cobertura é viabilizar a chegada das equipes de atendimento móvel até as vítimas no menor tempo possível”, explica o diretor da unidade do Samu, Victor Queiroz.
De acordo com o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, essa é uma obra de extrema funcionalidade. “É uma obra inovadora, pois há contêineres com toda a operacionalidade para a volta das viaturas nesta base e para que os colegas possam descansar. O governo federal aprovou a estrutura e vai usar como exemplo de modelo para o país. Vamos entregar mais 10 até o fim de 2022”, adiantou.