metropoles.com

Governo do Acre pagará traslado do corpo de Rhuan do DF a Rio Branco

Menino assassinado pela própria mãe no Distrito Federal será enterrado na capital acriana. Custos serão pagos pelo Estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Maycon com o filho Rhuan, morto e esquartejado pela mãe
1 de 1 Maycon com o filho Rhuan, morto e esquartejado pela mãe - Foto: Reprodução/Redes sociais

Maycon Douglas Lima de Castro, 27 anos, ainda tenta aceitar a perda do filho, Rhuan Maycon da Silva Castro, 9, brutalmente assassinado pela própria mãe e pela companheira dela na noite dessa sexta-feira (31/05/2019), em Samambaia Norte. Ele contou ao Metrópoles ter conseguido ajuda do Governo do Estado do Acre para fazer o traslado do corpo de Rhuan até a capital do estado, Rio Branco, onde mora.

Fábio Martins, um dos coordenadores dos conselhos tutelares do Distrito Federal, informou que o procedimento será feito por meio de parceria entre a Defensoria Públicas do DF e a do município acriano. A previsão é que o pequeno seja levado ao Acre nesta terça (04/06/2019) ou quarta-feira (05/06/2019). “Decidimos fazer o sepultamento aqui. O corpo vai vir direto para ser enterrado”, conta o pai de Rhuan.

À reportagem, Maycon explicou que não conseguiu recursos para vir a Brasília, já que está desempregado. Por isso, buscou ajuda de Rodrigo Oliveira, pai da menina de 8 anos que testemunhou a morte e o esquartejamento do garoto, para pedir auxílio aos órgãos públicos. Também morador de Rio Branco, Rodrigo chegou ao DF nesse domingo (02/06/2019) para reencontrar a filha. Ela prestou depoimento na 26ª Delegacia de Polícia na manhã desta segunda. A garota é filha de Kacyla Priscyla Santiago Damasceno, companheira de Rosana.

O defensor público Celso Araújo Rodrigues, que está acompanhando o caso junto à família no Acre, conta que a parte mais difícil da burocracia para liberar o traslado do corpo foi vencida já nesta segunda-feira. “A identificação do corpo, que geralmente demora 10 dias, conseguimos fazer com que fosse feita hoje. Agora, ele será encaminhado ao Instituto Médico Legal [IML] para que a certidão de óbito seja expedida”, explica.

O processo dentro do IML, afirma o defensor, é rápido. Ele estima que será possível entrar com a ação na justiça nesta terça. “Saindo a certidão de óbito, o defensor do Distrito Federal entra com a ação na Justiça, e a gente deve conseguir uma liminar no mesmo dia. Já foi feito o orçamento de R$ 4.431,30 e tudo será pago pelo Governo do Estado do Acre.”

Com a decisão favorável, o corpo de Rhuan será levado em um voo de carreira para Rio Branco. “Precisamos de todas as autorizações para que a companhia aérea faça o transporte. Quando sair a liminar, a gente consegue tudo e consegue trazer o corpo para perto da família”, explica.

Sepultamento

Dessa forma, a criança poderá ser velada e sepultada ao lado dos parentes, atendendo o desejo do pai. Ele conta que as famílias dele e de Rosana Auri da Silva Cândido, mãe da criança, estarão unidas no momento. “A gente está todo mundo junto, inclusive a família da Rosana. A mãe dela sempre foi nossa testemunha contra a própria filha. Não sei nem se pode chamar de filha.”

Não durmo direito e estou há três dias sem comer. Não tem explicação para o tamanho da dor que estou sentindo. Não desejo isso para ninguém

Maycon Douglas, pai de Rhuan
Crime brutal

Rhuan foi esfaqueado pela própria mãe, Rosana, e pela companheira dela, Kacyla. Depois de desferir golpes de faca contra o menino, as mulheres o esquartejaram, degolaram e tentaram queimar as partes do corpo na churrasqueira da residência.

Veja imagens do local da tragédia e da apuração do homicídio:

6 imagens
Após matarem a criança, as duas assassinas esquartejaram o corpo e o colocaram em duas mochilas e uma mala
Depois, tentaram queimar o cadáver em uma churrasqueira
Camisa usada pelo menino na hora do crime
Delegado Guilherme Sousa, responsável pelo caso
Crime foi investigado pela equipe da 26ª DP. As duas mulheres foram presas em casa, logo após cometerem o assassinato
1 de 6

Rhuan Maycon da Silva Castro, de 9 anos, foi assassinado pela própria mãe e pela companheira dela: partes do corpo foram achadas pelos policiais ainda na casa da família

Michael Melo/Metrópoles
2 de 6

Após matarem a criança, as duas assassinas esquartejaram o corpo e o colocaram em duas mochilas e uma mala

Michael Melo/Metrópoles
3 de 6

Depois, tentaram queimar o cadáver em uma churrasqueira

Michael Melo/Metrópoles
4 de 6

Camisa usada pelo menino na hora do crime

Michael Melo/Metrópoles
5 de 6

Delegado Guilherme Sousa, responsável pelo caso

Michael Melo/Metrópoles
6 de 6

Crime foi investigado pela equipe da 26ª DP. As duas mulheres foram presas em casa, logo após cometerem o assassinato

Michael Melo/Metrópoles

Os restos mortais de Rhuan foram localizados em dois endereços: no lote onde a mãe e a companheira dela moravam, na QR 619 de Samambaia (DF), e na via pública da QR 425, em frente à creche Azulão, onde Rosana largou a mala. Ela foi vista por pessoas que estavam em um campo de futebol e que, desconfiadas da atitude da mulher, tarde da noite, acionaram a polícia.

Os policiais encontraram as duas em casa com uma menina de 8 anos, filha de Kacyla. As duas suspeitas foram presas e estão na delegacia. Durante interrogatório, nenhuma teria demonstrado arrependimento. Elas supostamente admitiram não ter a guarda das crianças e haver fugido do Acre sem conhecimento dos respectivos pais. Para não chamar atenção, os filhos não iam à escola há cerca de dois anos.

Veja o que a mãe, Rosana Auri da Silva Candido, disse sobre o assassinato:

 

Veja depoimento da companheira da mãe, Kacyla Priscyla Santiago Damasceno Pessoa:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?