metropoles.com

Governo discute privatização de CEB e Caesb com deputados e servidores

Debate foi realizado nesta quinta-feira (09/05/2019) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
CEB
1 de 1 CEB - Foto: Vinícius Santa Rosa / Metrópoles

Em debate na Câmara Legislativa (CLDF), nesta quinta-feira (09/05/2019), representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) falaram sobre a intenção de privatizar, por meio de concessões, empresas públicas, como a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Os secretários André Clemente, da Fazenda, e Everardo Gueiros, de Projetos Especiais, conversaram com trabalhadores e deputados durante comissão geral na CLDF, mas não foram assertivos sobre o tema.

“O governo não quer ser o dono da verdade, mas tem de estudar os caminhos para solucionar os problemas”, amenizou Gueiros. Clemente lembrou-se de exemplos de concessões fracassadas, citando o sistema energético de Goiás. “Vi privatizações em municípios que, em dados momentos, as empresas descontinuavam o serviço. Nem sempre é rentável”, reconheceu.

Clemente admitiu não ter previsto privatizações no plano de governo apresentado por Ibaneis Rocha (MDB) durante a campanha eleitoral. “Se quiséssemos fazer, já teríamos feito.” No entanto, o secretário afirmou que a alternativa foi idealizada após constatação de uma crise financeira no DF. “Não é nossa prioridade e não está no plano, mas precisamos fazer entregas. As empresas precisam ser viáveis”, ponderou.

Representantes das empresas públicas se manifestaram contra as concessões. O contador da Caesb, Esdras Bacelar, foi enfático na defesa da companhia como estatal. Ele apresentou planilhas com os números de operação e afirmou que a Caesb tem R$ 111 milhões de lucro operacional ao ano. O déficit constatado, de R$ 1,5 bilhão, segundo ele, seria fruto de calotes dos consumidores e órgãos públicos. De acordo com ele, entregar a empresa à iniciativa privada seria uma perda para a sociedade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?