metropoles.com

Governo descumpre decisão do TCDF e mantém escola no Guará fechada

Segundo nova decisão do TCDF, a Secretaria de Educação deve incluir a escola classe SRIA no sistema de matrículas do ano letivo de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Redes sociais
Escola pública - Metrópoles
1 de 1 Escola pública - Metrópoles - Foto: Reprodução / Redes sociais

Descumprindo decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), a Secretaria de Educação mantém fechada a escola classe SRIA, no Guará. Por isso, em nova decisão liminar, o órgão de fiscalização reiterou a volta do colégio para a rede pública de ensino da capital brasileira.

Segundo o documento, assinado pelo novo presidente do TCDF, conselheiro Márcio Michel, a pasta deve incluir a escola SRIA no sistema de matrículas de alunos para o ano letivo de 2023. “Possibilitando a matrícula dos discentes naquela unidade escolar, bem como que seja liberado o acesso aos docentes para a escolha de classes”, afirmou.

De acordo com pesquisa do Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC-DF), a escola pública não está em pleno funcionamento e, diferente de outros colégios, está fora do sistema de efetivação de matrículas dos alunos. O atual cenário também impede o planejamento pedagógico dos professores para a elaboração do ano letivo.

Neste ano, o período de efetivação de matrículas vai de 3 a 10 de janeiro. Vagas remanescentes serão resolvidas entre 18 e 22 de janeiro. Por fim, a efetivação das matrículas das vagas remanescentes será feita entre 1º e 6 de fevereiro.

Veja a nova decisão liminar:

Decisão – Escola SRIA by Metropoles on Scribd

“A escola, desde o dia 3/1/2023, encontra-se impedida de efetivar matrículas, remanejar ou receber alunos sequenciais de outras unidades escolares, em total e clara afronta às determinações contidas na Decisão Liminar”, alertou o corpo técnico da Corte de Contas.

“A não disponibilização do sistema para a realização das matrículas e mesmo da escolha de classe e planejamento pedagógico por parte dos docentes retira a Unidade Escolar desse importante período pré início das aulas, demonstrando que as atividades naquele local estão realmente em vias de serem encerradas, em franca violação à deliberação cautelar desta Corte”, completou o MPC-DF.

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Educação e com o Governo do Distrito Federal (GDF). A pasta afirmou que recebeu a nova decisão do TCDF e irá responder diretamente ao tribunal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?